Os 5 principais equívocos em gestão de pessoas.

Os 5 principais equívocos em gestão de pessoas.

A gestão de pessoas é uma das ferramentas gerenciais de uma organização. Seu objetivo é gerir os recursos humanos de uma empresa.

Isso, desde que Taylor e Fayol estabeleceram as funções administrativas e os princípios gerais de administração.

Todavia, em se tratando de recursos humanos, cabe considerar uma série de fatores.

Entre eles, os fatores comportamentais e motivacionais dos indivíduos. Através deles é possível medir a produtividade das pessoas.

Entretanto, nem sempre há uma boa percepção a respeito do grau de dedicação de pessoas em relação ao que se deseja para alcançar objetivos.

Isso se deve a alguns equívocos relacionados à gestão de pessoas.

Os cinco equívocos mais comuns em gestão de pessoas.

  1. O comportamento do indivíduo é diferente do comportamento do grupo. Por melhor e mais qualificado que seja o grupo, cada indivíduo tem motivos e comportamentos diferentes. Portanto, são variáveis e influenciáveis por fatores internos ou externos à organização.
  2. Nem todo colaborador espera apenas recompensa financeira pelo seu trabalho. Muitos desejam desenvolver o senso de pertencimento. Isso não se compra. Se cultiva.
  3. Planos de carreira e gestão de talentos tem vida curta. Precisam ser revistos constantemente e não garantem fidelidade.
  4. O recrutamento e a seleção de pessoas deve levar em conta a competência para a tarefa e não o perfil para o cargo. A competência se baseia em critérios objetivos. O perfil pressupõe subjetividade.
  5. O treinamento sem planejamento é o mesmo que jogar dinheiro fora. A aprendizagem organizacional envolve a justificativa, os objetivos pretendidos e os resultados alcançados. Uma politica eficaz de capacitação pode até ter custo zero se feita de modo adequado.

As soluções simples para problemas complexos

No mundo corporativo é comum buscar soluções mirabolantes sem conhecer de fato a amplitude dos problemas. A prática da comunicação assertiva eficaz, a cultura do feed back e o desenvolvimento do senso de pertencimento nas pessoas requer soluções caseiras, baratas e simples.

Enfim, perde-se muito tempo em reuniões de gestores que nem tem noção do que se passa na cabeça dos colaboradores. Valorizar o mérito e justiçar erros e acertos são ações simples do dia a dia. Elas sinalizam aos colaboradores o que a empresa espera de cada um.

O escolhido de hoje pode ser o excluído de amanhã

Para tudo na vida deve haver limite. A empresa precisa estar preparada para repor peças imediatamente. Reter talentos é uma excelente prática. Contudo, pode ser bastante oneroso e inútil a depender do grau de comprometimento do colaborador.

As opiniões aqui registradas são baseadas em vivência de mais de 40 anos atuando em grandes empresas e também como educador. Representam apenas o modo de pensar do autor e não consiste em uma regra a ser seguida. Porém, sugere um intenso debate a respeito.