Mês: janeiro 2022

Demônios da alma: o inferno de cada um.

Com quais demônios temos de conviver em nossas almas? De que forma os demônios da alma se manifestam em cada um de nós? De que maneira podemos exorcizá-los de nossas vidas?

Para tantas perguntas possivelmente não haja respostas, sobretudo, porque na maioria das vezes nem temos a noção de que esses demônios possam habitar as nossas vidas.

Entretanto, os demônios da alma estão presentes em comportamentos comuns de pessoas normais, no dia a dia das relações sociais.

E eles se apresentam sobre a forma de preconceitos, ódio, intolerância e nas mais diversas formas de violência física ou moral.

Essas são as premissas retratadas no livro homônimo ao título deste post do escritor Orlando Rodrigues. A obra apresenta dez histórias com temas polêmicos envolvendo dramas cotidianos.

A publicação encontra-se disponível em e-book e na versão impressa, através do cube de autores. Em breve estará disponível também em outras plataformas digitais.

Sinopse do livro demônios da alma

Demônios da alma é um livro contendo dez histórias que tratam de preconceitos, crenças, crendices e todas as inquietações da alma humana, representadas por comportamentos de ódio, inveja, discriminação e intolerância.

Todas as histórias conduzem o leitor a uma reflexão a respeito de comportamentos e atitudes, diante de circunstâncias diversas e adversas, onde amor e ódio traçam caminhos paralelos e habitam os corações das pessoas.

Adquira o livro clicando aqui

Sobre o autor

Orlando Rodrigues é formado em administração de empresas, com especialização em recursos humanos e mestre em educação. Com mais de quarenta anos de atividade profissional e docente, atualmente se dedica ao ofício de escrever como hobbie.

Acompanhe os posts deste site e conheça nosso portfólio.

Futebol: uma caixinha de surpresas.

Uma das máximas do futebol a frase que encabeça o título deste post é uma expressão que se tornou um cliché e foi inventada pelo comentarista Benjamim Wright, pai do ex arbitro de futebol José Roberto Wright.

Além de muitas outras clássicas expressões ligadas ao esporte mais popular do mundo, entender o futebol como sendo uma caixinha em que tudo pode acontecer é verdadeiramente um misto entre fábula e realidade.

São muitos, por exemplo, os sonhos transformados em frustrações para todos aqueles milhões de garotos que nutrem a esperança de um dia brilhar na carreira futebolística.

Seja por sorte, azar, dedicação ou muito esforço é fato que nem todos conseguem realizar seu sonho, ou, tendo o sonho realizado, brilhar como uma celebridade no esporte.

Mas, como tudo na vida, o importante é perseverar e acreditar sempre, algo que ocorre por exemplo na vida do jovem atleta Hiago Moretto, de 21 anos, ponta direita, velocista com passagens por Portugal e que vem trilhando seu caminho com muita dedicação.

O atleta, neste ano de 2022, terá a oportunidade de integrar o elenco do Bangu Atlético Clube do Rio de Janeiro, clube da série A do campeonato carioca.

Sem dúvida é uma grande oportunidade para esse jovem futebolista mostrar todo o seu talento, em um campeonato charmoso e uma das maiores vitrines do futebol nacional.

Os jogos do campeonato carioca serão transmitidos pela TV Record e o time do Bangu estreia justamente contra o Fluminense, no próximo dia 27/01, por ironia do destino, time do coração do então radialista Benjamim Wright.

Que bons ventos soprem por lá e que a caixinha de surpresa possa revelar para o Brasil, o talento de Hiago Moretto. Que sua estrela possa brilhar. Essa é a torcida.

Hiago Moretto, 21 anos, atleta do Bangu atlético clube.

Acompanhe as postagens deste blog, visite o site e conheça nosso portfólio.

Brasil recebe 2º lote de vacinas pediátricas da Pfizer

O Ministério da Saúde anunciou, neste domingo (16.jan.2022), a chegada do 2º lote de vacinas pediátricas da Pfizer contra a covid-19.

“Conseguimos adiantar a entrega de 1,2 milhão de doses para este domingo (16). As doses chegaram nesta manhã no aeroporto de Viracopos, em Campinas/SP, e agora passam por um processo de controle de qualidade para serem distribuídas a todos os estados e o Distrito Federal”, informou.

A entrega do imunizante foi antecipada na 6ª feira (14.jan). Antes a entrega de 1,2 milhão de doses estava agendada para a próxima 5ª feira (20.jan).

O 1º lote de vacinas da Pfizer destinado à imunização de crianças de 5 a 11 anos chegou na 5ª (13.jan.2022) ao Brasil. O total de doses enviadas foi 1,25 milhão.

Formulário de cadastro

Poder360 todos os dias no seu e-mail
concordo com os termos da LGPD.

A vacinação do público de 5 a 11 anos já começou em ao menos 15 Estados e no Distrito Federal neste fim de semana. Leia aqui e veja imagens sobre o início da vacinação infantil pelo Brasil.

PÚBLICO ALVO

O Brasil tem 20,5 milhões de pessoas de 5 a 11 anos, segundo cálculo do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística). Precisa de 41 milhões de doses para vacinar com 2 aplicações todas as crianças. O intervalo entre cada injeção é de 8 semanas.

A Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária) autorizou a aplicação da vacina da Pfizer na faixa etária em dezembro. É o único imunizante que pode ser usado no grupo até o momento.

A agência também está analisando pedido para que a CoronaVac seja liberada na faixa etária de 3 a 17 anos. A Anvisa disse nesta 5ª feira (13.jan) que está “próxima da decisão final”, mas ainda não há data para votar essa solicitação.

Saiba mais: Brasil recebe 2º lote de vacinas pediátricas da Pfizer

Acompanhe as postagens deste blog, visite nosso site e conheça nosso portfólio.

Empresas do Simples nacional podem ganhar fôlego para pagar dívidas. 

Os negócios de pequeno porte e os microempreendedores individuais (MEI) poderão ganhar mais dois meses para regularizarem os débitos com o Simples Nacional – regime especial de tributação para micro e pequenas empresas. No dia 21, o Comitê Gestor do programa discutirá o adiamento do prazo de 31 de janeiro para 31 de março.

A regularização dos débitos é necessária para os micro e pequenos empresários e os profissionais autônomos continuarem no Simples Nacional. Em nota, a Receita Federal, que integra o Comitê Gestor, informou que a medida tem como objetivo ajudar os negócios afetados pela pandemia de Covid-19.

“Neste momento de retomada da economia, a deliberação do Comitê Gestor do Simples Nacional visa propiciar aos contribuintes do Simples Nacional o fôlego necessário para que se reestruturem, regularizem suas pendências e retomem o desenvolvimento econômico afetado devido à pandemia da Covid-19”, destacou o comunicado.

Apesar da prorrogação para o pagamento ou a renegociação de dívidas, o prazo de adesão ao Simples Nacional continua sendo 31 de janeiro. Segundo a Receita, essa data não pode ser prorrogada por estar estabelecida na Lei Complementar 123/2006, que criou o regime especial.

Tradicionalmente, quem não pagou os débitos é retirado do Simples Nacional em 1º de janeiro de cada ano. As empresas excluídas, no entanto, têm até 31 de janeiro para pedir o regresso ao Simples Nacional, desde que resolvam as pendências até essa data.

Saiba mais: Empresas do Simples podem ganhar dois meses para regularizarem débitos – Negócios – Diário do Nordeste

Acesse o nosso site e acompanhe as postagens deste blog. Aproveite para conhecer o nosso portfólio.

PIS/Pasep: Qual o valor do abono salarial a receber em 2022?

O abono salarial PIS/Pasep começará a ser pago em fevereiro. Trata-se de um benefício anual do trabalhador equivalente a, no máximo, um salário mínimo. Todas as informações sobre o PIS poderão ser obtidas através do telefone 0800-726-02-07 da Caixa Econômica Federal, a partir do dia 1 de fevereiro.

Outro jeito de conseguir detalhes sobre o benefício é acessando o site http://www.caixa.gov.br/abonosalarial/ ou baixando o aplicativo Caixa Trabalhador. Em todas essas opções, o trabalhador só precisa ter em mãos o número do NIS (Número de Identificação Social).

Quem é servidor público pode consultar o valor a ser recebido no site www.bb.com.br/pasep. Através dos caixas eletrônicos e das agências do Banco do Brasil também é possível fazer as consultas do Pasep. Não existe, entretanto, uma data para a liberação dessas consultas, até o momento.

Datas dos pagamentos

Para trabalhadores da iniciativa privada, os pagamentos começam no dia 8 de fevereiro e são feitos pela Caixa. Já para quem trabalha como servidor público, os pagamentos têm início no dia 15 do mês em questão, e são realizados pelo Banco do Brasil.

Em relação ao PIS, o pagamento pode ser realizado de três formas:

  • Por crédito em conta, quando o trabalhador possui conta corrente, poupança ou poupança social digital na Caixa;
  • Nos caixas eletrônicos, nas Casas Lotéricas e nos Correspondentes Caixa Aqui utilizando o Cartão do Cidadão;
  • Em agência da Caixa, apresentando o número do PIS e um documento oficial de identificação.

Já para o PASEP, os clientes do Banco do Brasil recebem o valor direto na conta, corrente ou poupança, segundo o calendário da Conselho Deliberativo do Fundo de Amparo ao Trabalhador (Codefat). Correntistas de outros bancos podem encaminhar uma transferência para conta de sua titularidade via internet ou terminal de autoatendimento. Também é possível efetuar o saque em agências do Banco do Brasil. A única exigência é um documento oficial de identificação.

Regras para receber o PIS/PASEP

O PIS/PASEP, que será pago a partir de fevereiro, tem como ano-base 2020. Ou seja, para ter direito ao pagamento, o trabalhador precisa se enquadrar em regras referentes ao ano de 2020.

Saiba mais em: PIS/Pasep: Como conferir o valor do abono salarial a receber em 2022 (msn.com)

Acompanhe os posts deste site e conheça nosso portfólio.

Inflação pelo IPCA bate recorde dos últimos 16 anos: 10,06%.

 A inflação apurada para o ano de 2021 bate recorde e chega aos dois dígitos.

O Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA), que é o índice oficial do Brasil para determinar a inflação e utilizado como parâmetro para a política monetária do Banco Central, subiu 10,06% em 2021, segundo informou o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), na data de hoje 11/01.

É a maior taxa acumulada no ano desde 2015, perdendo para a de 2015 que bateu 10,67%, e extrapolou a meta de 3,75% definida pelo Conselho Monetário Nacional (CMN) para 2021, cujo teto era de 5,25%.

O indicador de dezembro, divulgado junto com o acumulado do ano, variou 0,73% positivamente frente o mês anterior.

O dado veio acima do esperado. A expectativa, segundo consenso da Refinitiv, era de alta de 0,65% em dezembro na comparação com novembro e de variação positiva de 9,97% em 2021.

Com o resultado ficando bem acima do teto da meta oficial – de 3,75%, com margem de tolerância de 1,5 ponto para mais ou menos, o Banco Central deve divulgar em seguida carta explicando os motivos do estouro do objetivo.

Transporte é vilão no ano de inflação recorde

O resultado dessa inflação recorde para o ano de 2021 foi influenciado principalmente pelo grupo Transportes, que apresentou a maior variação (21,03%) e o maior impacto (4,19 p.p.) no acumulado do ano. Em seguida vieram Habitação (13,05%), que contribuiu com 2,05 p.p., e Alimentação e bebidas (7,94%), com impacto de 1,68 p.p. Juntos, os três grupos responderam por cerca de 79% do IPCA de 2021.

“O grupo dos Transportes foi afetado principalmente pelos combustíveis”, explica o gerente do IPCA, Pedro Kislanov. “Com os sucessivos reajustes nas bombas, a gasolina acumulou alta de 47,49% em 2021. Já o etanol subiu 62,23% e foi influenciado também pela produção de açúcar”, complementa.

Outro destaque nos Transportes foi o preço dos automóveis novos (16,16%) e usados (15,05%). “Esse aumento se explica pelo desarranjo na cadeia produtiva do setor automotivo. Houve uma retomada na demanda global que a oferta não conseguiu suprir, ocorrendo, por exemplo, atrasos nas entregas de peças e, as vezes do próprio automóvel”, contextualiza Kislanov.

Habitação

Já no grupo Habitação, a principal contribuição (0,98 p.p.) veio da energia elétrica (21,21%). “Ao longo do ano, além dos reajustes tarifários, as bandeiras foram aumentando, culminando na criação de uma nova bandeira de Escassez Hídrica. Isso impactou muito o resultado de energia elétrica, que tem bastante peso no índice”, explica Kislanov. Ele destaca, ainda, no grupo Habitação, o item gás de botijão (36,99%), que subiu em todos os meses de 2021 e teve o segundo maior impacto no grupo, de 0,41 p.p.

Saiba mais em: Inflação medida pelo IPCA sobe 10,06% em 2021, acima do teto da meta e do esperado pelo mercado – InfoMoney

Acompanhe os posts deste site e conheça nosso portfólio.

O fio da meada: capa nova e pode até virar filme. Será?

Novidade de 2022, o livro “O fio da meada; uma fronteira entre o bem e o mal“, do escritor Orlando Barbosa Rodrigues, cujo pseudônimo literário é Orlando Rodrigues, ganha capa nova, terá assessoria literária e editorial da agência Autoria – agência literária e stúdio e pode até virar filme.

O livro o fio da meada

O livro é um romance policial que narra a história de uma bem sucedida empresária do ramo de joias e pedras preciosas, que se envolve num complexo esquema de contrabando e corrupção.

Repleto de cenas de ação e suspense, as reviravoltas acontecem a todo o momento, proporcionando uma leitura suave e divertida, por ser contada de forma bastante simples e objetiva.

O autor de o fio da meada

Orlando Rodrigues é um escritor amador, com vários títulos já publicados, entre artigos científicos, artigos de opinião, contos, poemas, livros de não ficção sobre administração de empresas e participação como coautor em diversas publicações sobre educação e coaching.

Nova capa

A nova capa foi desenvolvida pelo capista e diagramador Rui Bastos com vasta experiência na área de comunicação e propaganda, que fez também a capa do livro contos de farda.

Rui Bastos acredita que além de um bom conteúdo, a apresentação de um livro é muito importante para a estética do mesmo e isso fará a diferença na hora da venda.

Agente literário

Apesar do amadorismo, Orlando sente a necessidade de se desenvolver e se profissionalizar na nova atividade e, para tanto, está em fase de contratação de uma agência literária, para os serviços de consultoria editorial, leitura crítica, leitura sensível e preparação de texto. As tratativas já estão em andamento.

Enquanto isso, continua escrevendo e em breve estará publicando mais um livro de contos em duas plataformas editoriais (bliomundi e clube de autores).

Filme?

Segundo o roteirista da agência Authoria, Guilherme Ruiz, um escritor deve escrever seu livro como um filme (veja o vídeo aqui) e deve não somente contar uma história, mas, sobretudo, mostrar a história, através das técnicas de descrição das cenas. O leitor precisa participar da história.

O fio da meada tem sido apresentado a profissionais de cinema e, com a assessoria literária, há possibilidade da obra ser adaptada, roteirizada para cinema e, quem sabe, ir para a telona.

Claro que não é tão simples assim, sobretudo, no Brasil, diante do atual cenário politico cultural, mas, impossível não é, desde que tenha um bom roteiro, investidores, produtores e distribuidores que possam se interessar.

Enfim, 2022 tende a ser repleto de novidades por aqui. Acompanhe os posts deste blog, visite e compartilhe o site e conheça o nosso portfólio.