M&A: intermediação de negócios.
M&A da sigla em inglês “Mergers and Acquisitions” é uma operação envolvendo o processo de fusão e aquisição de empresas.
Trata-se de um processo bastante complexo e pouco conhecido no linguajar normal das pessoas.
Contudo, o M&A é bastante comum no meio dos negócios empresariais, principalmente quanto a grandes operações de fusão de empresas ou aquisições de ativos.
Mergers se refere mais ao processo de fusão de empresas ou grupos empresariais, enquanto Acquisitions relaciona-se ao processo de compra e venda de empresas.
E é sobre aquisições a abordagem deste post, sobretudo em relação a intermediação de negócios dessa natureza.
Nesse sentido, a intermediação de negócios se atribui do planejamento e execução de projetos com foco em venda e compra de empresas, de diversos segmentos e, ainda, aporte financeiro para empresas em crescimento.
O trabalho de intermediação geralmente é desenvolvido por consultores ou corretores de negócios que, através de suas redes de relacionamento, aproxima as partes interessadas, seja do lado da compra ou da venda.
A atividade demanda muito trabalho de relacionamento pessoal e requer bastante paciência até que se consiga efetivar um negócio, entretanto, proporciona ótima remuneração aos profissionais que atuam na área.
A remuneração geralmente é baseada no comissionamento sobre o resultado obtido quando da efetivação do negócio, cujos percentuais variam de acordo com o tipo de negociação.
Enfim, trata-se de um importante nicho de mercado, porém pouco conhecido pela maioria das pessoas e as vezes confundido com o papel do corretor de imóveis que muitas das vezes também desenvolve essa atividade.
Você precisa fazer login para comentar.