Mês: junho 2020

5 dicas para uma gestão eficaz do tempo

Você tem dificuldade para gerir seu tempo? Calma! Isso é mais normal do que se imagina no dia a dia das empresas. Para tanto, recomenda-se atentar para alguns detalhes que muitas vezes passam despercebidos na vida empresarial cotidiana.

Nesse sentido, seguem 5 dicas importantes para uma gestão eficaz do tempo.

Tratam-se de 5 dicas direcionadas para o alcance de resultados. Entretanto, são recomendações que devem ser precedidas de estabelecimento de objetivos claros e bem definidos.

Dicas para uma boa administração do tempo

Em se tratando de gestão do tempo é sempre comum falarmos ou ouvir alguém dizer da falta de tempo, até mesmo neste atual período de pandemia, onde muitas pessoas estão em casa. A sensação de tempo ou falta dele, varia em razão das circunstâncias.

Dicas para uma melhor produtividade

A maneira mais adequada de medir a gestão do tempo é por meio da avaliação da produtividade. Iniciar e concluir atividades em determinado período de tempo é que vai demonstrar se ele foi bem administrado ou não.

Para isso é sempre importante manter o foco e a disciplina. Seguem abaixo algumas dicas para uma boa gestão do tempo:

Foco

É a capacidade de priorizar determinada tarefa ou atividade.

Agendamento de tarefas

É estabelecer compromissos para si mesmo com determinação de tempo de início e fim.

Não se estresse

A ansiedade é normal quando se busca alcançar resultados, entretanto, prejudica o desempenho causando estresse e frustração.

Dessa maneira, manter o controle da situação é sempre importante e pausas são essenciais.

Interrupções necessárias

Nesse sentido, sempre que tiver em dúvida por onde começar, em meio a tanta coisa, faça uma pausa e relaxe.

Aprenda a dizer não

Pode parecer difícil, porém, é libertador.

Além das 5 dicas

É evidente que tais dicas não são necessariamnte receitas de bolo. São recomendações, muitas vezes bastante óbvias, porém, nem sempre colocadas em prática no dia dia das organizações.

Desse modo, cabe ressaltar que tudo começa com uma boa definição de objetivos que devem ser bastante claros, tanto para os gestores, como para as pessoas que operacionalizam as atividades da empresa.

 

 

 

 

 

 

 

Lei Rouanet: projeto aprovado, a hora é de captar.

A Lei Rouanet, assim como é popularmente conhecida, sobretudo no meio cultural é uma lei federal (Lei 8.313/91) de incentivo a cultura.

As diretrizes da lei encontram-se estabelecidas na instrução normativa 02 de 23/04/2019. Referida instrução traz as orientações e condições para a obtenção de incentivo fiscal em patrocínios e doações para projetos culturais.

Em que pese as profundas mudanças ocorridas na lei Rouanet, no atual governo, limitando o valor de captação ao teto de 1 milhão de reais é ainda um importante incentivo à cultura.

My father is the wall

A OR Soluções vem desde a segunda metade de 2019 assessorando projetos na área visando a captação de recursos por meio de patrocínio ou doações.

Nesse sentido, um dos mecanismos é o assessoramento, elaboração e acompanhamento de projetos, tanto na área do esporte como também na cultura.

Os projetos são direcionados tanto para a captação de recursos por meio de verba direta ou por leis de incentivo nas esferas, municipal, estadual ou federal.

Com satisfação obtivemos a provação de mais um projeto com assessoramento da OR Soluções. Trata-se do projeto de lançamento da banda de heavy metal “My Father Is The Wall”, sediada em Goiânia.

Por meio da portaria 435/20 publicada no DOU de 23/06/2020, o projeto foi enquadrado no artigo 26 destinado a música popular cantada.

Assim, torna-se possível a captação de recursos por meio de doações ou patrocínios que garante ao apoiador, seja ele pessoa física ou jurídica, abatimento do valor investido nos débitos de imposto de renda.

Deseja saber mais sobre projetos culturais, esportivos e os segredos para captação de recursos? Entre em contato conosco.

O futebol está prestes a voltar: enaltecendo parcerias.

Volta logo futebol

O futebol está prestes a voltar, depois das férias forçadas e ainda não encerradas com a pandemia de covid 19. Uma das maiores paixões do povo brasileiro foi brutalmente suspensa com o medo da contaminação.

Ainda se vive uma grande expectativa e uma série de incertezas, por conta da crise mundial provocada pelo virus covid 19.

Ideal para treinadores e amantes do futebol. Saiba mais.

Gradativamente, mundo afora, as coisas começam a voltar ao normal e espera-se que em breve o mundo possa estar livre dessa ameaça, não só à saúde pública, mas, também, todo o sistema econômico mundial.

As federações regionais de futebol começam a definir as datas de retorno e o campeonato carioca já teve sua primeira partida.

Enfim, é possível que a bola volte a rolar.

Categorias de base

Recomendado para profissionais do futebol e dirigentes. Saiba mais.

Os projetos envolvendo categorias de base, também reiniciam suas atividades e cabe ressaltar a importãncia desses projetos para o futuro do esporte no país.

Contudo, infelizmente, no Brasil, os projetos envolvendo categorias de base não são geridos da maneira mais a

Hiago Moretto, grande promessa para a temporada do Centenário esporte clube.

dequada e muita jóia preciosa se perde pelos caminhos do tempo e da história.

Assim, com o propósito de desenvolver e aprimorar competências, a OR Soluções vem apoiando iniciativas nesse sentido.

Assim, vem formalizando parcerias que possam contribuir para o desenvolvimento dos trabalhos em categorias de base.

Destaca-se nesse projeto o assessoramento, ainda informal, à carreria do atleta Hiago Moretto que promete ser uma grande revelação, por tratar-se de um atleta diferenciado e já com destaque internacional.

A expectativa é grande. O plantio vem sendo feito. Os frutos serão colhidos.

 

5 preceitos da administração científica aplicáveis ao período pós pandemia.

O que é a administração científica?

Pode-se dizer que a noção de administração remonta aos tempos da caverna, quando os primeiros seres humanos surgiram na terra.

A necessidade de prover o seu próprio sustento nem sempre podia ser satisfeita a partir do trabalho de um único indivíduo.

Essa condição, juntamente com o propósito de vida em grupo, comum aos animais, de modo geral, possibilitou ao homem primitivo desenvolver aspectos relacionados a unidade de direção, foco e comando para alcançar seus objetivos.

Assim, com o passar dos séculos, uma série de fenômenos sociais foram moldando o comportamento dos indivíduos e criando novas necessidades.

Dentre os fenômenos, a revolução industrial representa um dos marcos mais imprtantes da civilização humana. Iniciada a partir de meados do século XVIII, foi no início do século XX que a administração se apresentou como ciência.

Surgia a administração científica, encabeçada pelos seus maiores precurssores: Taylor, Ford e Fayol. O objetivo era aumentar a eficiência das organizações da época.

Princípios

clique aqui para adquirir esse clássico da administração

Entretanto, obter maior eficiência, reduzindo desperdício pssaria por estabelecer determinados  pressupostos, uma espécie de receita de sucesso que vale até os dias de hoje. São eles:

  1. Planejamento: todos os aspectos do trabalho devem ser analisados para que a eficiência possa acontecer. Os melhores métodos para a produção devem ser aplicados.
  2. Seleção e preparo: Para cada função, existe um trabalhador  mais capacitado e que pode ser treinado. Dessa maneira, o objetivo é que a pessoa se torne especialista em seu cargo.
  3. Controle: este aspecto diz respeito à gestão do trabalho. Por consequência deve haver fidelidade ao planejamento.
  4. Execução: Nesse princípio, o trabalho dever ser distribuído e controlado. Tem por finalidade a execução de atividades essenciais, evitando o desperdício e reduzindo o cansaço físico que diminui a produtividade.
  5. Especialização: Busca-se o aperfeiçoamento de cada trabalhador, com consequente redução de custos.

Esses preceitos, embora antigos, continuam valendo para a determinação das estratégias empresariais e serão vitais, no momento do ressurgimento das organizações, no “novo normal” que passará a fazer parte dos projetos e planos de negócios das empresas.

Centenário esporte clube: o azulão vai voar.

O Centenário

Centenário Esporte Clube é uma agremiação de futebol localizada no sertão do seridó, com sede na cidade de Parelhas no Rio Grande do Norte.

O clube foi fundado em 19 de janeiro de 1956 e nos anos 80 exerceu a supremacia futebolísitca naquela região, sendo considerado o papão de títulos no futebol de campo.

Em 2019 o clube se filiou à Federação Norte-rio-grandense de futebol para a disputa da segunda divisão do campeonato daquele estado.

Conhecido como o azulão do Seridó, o Centenário Esporte Clube desenvolve atividades para categorias de base visando a formação de atletas.

O clube pretende disputar as competições da divisão de acesso do campeonato potiguar.

A proposta é buscar o acesso a primeira divisão local e se firmar para as disputas em nível nacional em futuro próximo.

Entretanto, as atitivades esportivas seguem paralizadas em muitas regiões do país, por causa da pandemia.

Nas regiões onde já se percebe o retorno de atividades esportivas estas seguem sem público. Estádios vazios e um grande protocolo a ser cumprido é um dos cenários desta fase de enfrentamento da pandemia.

Enfim, com todas as dificuldades ainda há que se considerar a falta de recursos para bancar projetos que sustentem, por exemplo, a formação de atletas.

Nesse sentido, buscar captar recursos é o grande desafio pra essas pequenas agremiações que tem por objetivo contribuir para a realizçãodo sonho de muitos jovens, no futebol, por exemplo.

Business broker no período pós pandemia

O que é business broker?

Em tradução literal Business broker é corretagem de negócios, algo que, tímidamente, vem ganhando espaço no Brasil.

Compre aqui

O Business Broker se assemelha a uma intermediação de negócio imobiliário, mas, que, na verdade,  refere-se ao processo de intermediação de negócios envolvendo empresas.

Essa intermediação de negócios envolvendo empresas representa não somente a venda de uma empresa propriamente dita. Representa, também, a venda de seus ativos e até seu passivo, a um determinado investidor ou grupo de investidores.

Neste propósito, muitas das vezes ocorre uma injeção de capital, ou aporte de recursos, seja para fomento ou para recuperação da empresa em negociação.

O proceso de negociação numa intermediação dessa natureza envolve uma série de verificações do ponto de vista contábil, administrativo, jurídico e financeiro entre outras particularidades.

Geralmente é um processo lento, delicado e que requer bastante conhecimento por parte dos envolvidos na negociação.

Clique aqui e adquira esse exemplar

Em geral, uma vez manifestada a vontade de vender determinado ativo ou passivo de uma empresa, inicia-se todo um processo para que ocorra a intermediação. Esse processo compreende avaliação, negociação, aspectos jurídicos, societários e governança empresarial.

Business broker pós pandemia

Em razão do  atual momento de pandemia, com reflexos muito negativos na gestão e na vida financeira de muitas empresas, presume-se uma crescente busca no sentido de captação de recursos que possam restabelecer a saúde da organização.

Nesse sentido, torna-se bastante importante contar com apoio de especialistas no ramo, capazes de oferecer soluções empresariais adequadas à necessidade do cliente.

Momento da assinatura do contrato de parceria com a NB Gestão consultoria e recuperação empresarial.

A OR Soluções, sempre atenta às movimentações do mercado, acaba de celebrar parceria com a NB Gestão, consultoria e recuperação empresarial, com vistas a fomentar ações de intermediação.

Ações de intermediação

Assunções Empresariais (target 10MM a 45MM)

Para empresas que possuem débitos, preferencialmente acima de 15 milhões de reais, ajuizados ou não ajuizados, bloqueios e penhoras, e precisam urgente de capital e proteção de ativos (recebíveis, imobiliários, etc).


Gestão Corporativa e Consultoria

Ideal para empresas em operação, com problemas financeiros, e que necessitam de suporte, proteção de ativos e crédito.


Gestão de Ativos e Gerenciamento de Riscos

Um dos melhores serviços para a realidade do país. É um serviço ideal para empresas que possuem ativos e atividade operacional (empresa em funcionamento), e necessitam proteger os bens e recebíveis.


Venture Capital & Private Equity

Imagem de Gerd Altmann por Pixabay

Aporte de capital através de sócio investidor, conheça antecipadamente os investidores de nossa plataforma.


Fusões e Aquisições

Assessoria na Venda de Empresas, Venda de Participação Societária, Aquisição de Empresas, Fusões e Avaliações (Valuation).


Mercado de Capitais e Merchant Banking

Captação de recursos através de Emissão de títulos, Investimento em empresas que buscam melhoria de performance ou reestruturação e Startups com interesse na expansão para outros países.

 

 

Marketing digital pós-Covid19. Opção estratégica ou necessidade organizacional?

O marketing digital ainda tem sido uma opção luxuosa para muitos empreendedores brasileiros.  Principalmente, quando se trata de microempreendedores.

Entretanto, nesse cenário de pandemia mundial, com os solavancos na economia global, novos cenários se apresentam.

Tudo o que você precisa saber para o novo normal. Clique aqui para mais informações.

Em se tratando de avaliação de cenários, um ponto importante a ser considerado é a nova configuração da economia em seu processo de retomada, quando tudo acabar.

Certamente o processo de retomada será lento, ou pelo menos gradativo e irá exigir o desenvolvimento de uma série de novas competências organizacionais.

Imagem de muneebfarman por Pixabay

Nesse sentido, percebe-se que o marketing digital possa vir a ser um dos grandes diferenciais competitivos para as organizações.

Pode-se entender que neste caso o marketing digital não se limita a ter uma plataforma de e-commerce e, pode ser, que essa não seja a maior necessidade.

No contexto de uma visão estratégica para micro empreendedores, presume-se que a comunicação com o cliente por meio das redes sociais seja uma opção interessante.

De toda forma haverá necessidade de buscar apoio, assessoramento e consultoria, para que possa haver uma melhor compreensão do processo. Mais do que nunca o foco será o aprendizado organizacional.

Saiba mais:

Marketing digital para salvar seu negócio num mundo pós-Covid19

Eztec investe em transformação digital

Conheça a NB Gestão, consultoria e recuperação empresarial

Aprendizagem organizacional: 123 aplicações práticas de arquétipos sistêmicos

 

Remarketing. É de comer ou de passar no cabelo?

É de comer ou de passar no cabelo?

Dependendo da sua idade é possível que você já tenha ouvido essa frase. É de comer ou para passar no cabelo? Ela se remete a uma anedota em relação à percepção de alguma pessoa sobre algum termo novo.

Hoje em dia, com tantos novos termos passando a fazer parte do vocabulário, é bem provável que muitos façam essa pergunta.

Sobretudo o vocabulário corporativo e, também, o vocabulário social, principalmente o das redes sociais, novos termos surgem a cada dia. Até o normal agora é novo, enquanto antes era apenas normal.

Entretanto, no caso deste post, trata-se de uma estratégia de marketing, mais precisamente de marketing digital criado pelo google e, hoje, expandido para outros nichos dentro das redes sociais.

Mas o que é remarketing?

Deseja conhecer mais sobre remarketing? Clique aqui.

Em termos de estratégia o remarketing tem a finalidade de levar deteminada peça, assunto, produto ou serviço a uma determinada pessoa, em razão de seu interesse.

A intenção é gerar impacto mais de uma vez, sobre alguém que já demonstrou interesse por algo, com o objetivo de atrair o possível cliente.

Na prática, essa estratégia é aplicada por meio de campanhas de email responsáveis por reativar os clientes da sua base, incentivando-os a tomarem alguma ação.

Nesse sentido é comum termos a impressão de estarmos sendo perseguidos por determinados tipos de anúncios. Após ler esse post e realizar mais pesquisas sobre esse conteúdo, o leitor, provavelmente, será “perseguido” por anúncios de remarketing.

Algo para comer ou para passar no cabelo talvez seja o seu interesse e assim, o leitor ou a leitora serão servidos por uma infinidade de anúncios.

Saiba mais: O que é Remarketing e como ele impulsiona suas vendas?

Gestão de Processos

Gestão de processos, também conhecida como BPM (Business Process Management).

É o gerenciamento do negócio a partir do controle dos processos, sempre através de uma visão sistêmica da organização.

Esse tipo de gerenciamento visa equilibrar o desempenho de todos os processos da empresa, pois só assim os objetivos organizacionais poderão ser atingidos com sucesso.

Saiba mais sobre gerenciamento de processos clicando aqui.

Cada processo é gerenciado de uma forma específica.

Isso ocorre desde o momento em que um processo recebe uma entrada (insumo ou input) até o momento em que ele gera uma saída (resultado, ou, autiput) de alto valor para o negócio.

Portanto, a gestão de processos tem o objetivo de orquestrar as diversas funções de negócio, isto é, os departamentos, para que juntos possam atingir um objetivo específico.

O gerenciamento de processos não é uma metodologia, mas sim uma disciplina gerencial que traz as melhores práticas para a gestão de negócios.

O que você precisa saber também

Nos últimos anos, novas tecnologias e novas exigências de mercado proporcionaram alternativas para a busca da excelência organizacional.

Conheça o BPM. Clique aqui e garanta seu desconto.

 

Se antes os profissionais atuavam em sistemas fechados e dependentes de uma tecnologia cujo tratamento se restringia a frações organizacionais, atualmente a realidade é diferente.

Dinamismo, competência, maior presença de mercado e agilidade na solução de problemas e nas tomadas de decisão. Exigência para todo e qualquer negócio, em virtude do surgimento da Internet, dos e-mails, das redes sociais e dos aplicativos de comunicação.

O mundo virtual deu nova roupagem às dinâmicas de funcionamento das organizações, impactando seus resultados. Conhecer os cenários organizacionais, sobretudo no Brasil, tipos de processos, estratégias organizacionais, relevância da governança na gestão de processos, são elelemtnos fundamentais para o sucesso nos negócios.

 

É essencial estar indisponível

Escapar é essencial

O termo essencial neste texto remete ao capítulo 5 do livro “essencialismo“, de Greg Mc Keown, intitulado “escapar”, debatido hoje em uma live com um amigo.

Clique aqui para adquirir o livro essencialismo.

O capítulo em questão aborda o ato de se desfazer de uma série de compromissos e responsabilidades que lhe roubam a concentração, o foco e gasta boa parte de sua energia.

Embora, possamos encontrar nos dicionários o verbo “escapar” como sinônimo de “fugir”, a conotação pode ser bem diferente, dependendo dos propósitos de cada pessoa.

Estar disponível nem sempre é bom

Em relação à mim, Orlando Rodrigues, por muito tempo, eu paguei muito caro por me mostrar disponível, desde o sentido altruísta, de me sensibilizar com problemas alheios, me oferecer para ajudar e depois, de certa forma, quebrar a cara e me arrepender, como também, no aspecto profissional, por achar que posso fazer tudo e de tudo, ao mesmo tempo, junto e misturado.

Percebi, posteriormente, depois de ler o livro “essencialismo”, em seus vários capítulos, que eu estava me enganando.

Até então, eu me enchia de compromissos, viagens, reuniões, projetos, atividades e quando me dava conta o retorno era mínimo.

Me envolvi com projetos que naufragaram e de repente me vi sozinho tendo que me recomeçar, ou mais precisamente, me reinventar. E nessa decisão de recomeçar eu procurei buscar apenas o essencial.

Buscando o essencial

Nessa busca eu tratei de procurar espaço para projetar, projetar os próximos dias da minha vida. Procurei espaço para me concentrar. Me concentrar nas coisas mais importantes, saudáveis e úteis para a minha vida. Reencontrei espaço também para ler.

Fazia tempo que eu não me dedicava tanto a leitura. Por consequência, ressurgiu o hábito de escrever. No meio de tudo isso veio a pandemia, isolamento social e confinamento em casa.

O isolamento que desconcentra

Confesso que há pontos positivos e negativos nisso. Com o isolamento social, em casa, eu perdi um pouco o meu espaço para concentrar, por uma série de razões. Óbviamente, todas pessoais.

Gosto muito de me concentrar quando vou a Brasília e não tenho ido desde março por conta do coronavirus. Quando estou lá me organizo sozinho. Assim, me tem faltado a ocasião adequada para estar indisponível.