Intermediação de negócios: elo que não se pode perder.

Intermediação de negócios: elo que não se pode perder.

Conceitualmente a intermediação de negócios trata da aproximação de duas ou mais pessoas, sejam elas físicas ou jurídicas.

A atividade tem como objetivo alinhar interesses, como por exemplo a compra ou venda de uma empresa.

Por meio da intermediação busca-se a facilitação de um processo de negociação.

Em geral, nem sempre numa negociação, as partes estão devidamente abertas para a facilitação de um entendimento. Isso ocorre, muitas das vezes, em razão das diferenças de expectativas, quanto ao resultado final desejado.

É comum numa negociação a existência de conflitos decorrentes da divergências de expectativas. Nesse caso, o intermediador pode facilitar o alcance do objetivo desejado pelas partes.

No mundo dos negócios é comum a existência do intermediador que não deve ser confundido com um corretor, embora haja semelhanças entre as atividades desempenhadas.

O intermediador nem sempre atua como agente de compra ou venda, papel esse que é desempenhado pelo corretor. Entretanto, muitas vezes é através do intermediário que os negócios surgem e podem ser efetivados.

Assim, o intermediário busca sempre a relação ganha-ganha, atuando como o elo de ligação, fundamental para que as partes cheguem a um acordo.

Tecnicamente, a atividade de intermediário é conhecida como broker, sendo que no Brasil o termo é pouco conhecido ainda, embora, haja muita gente atuando dessa maneira, sem o respectivo conhecimento sobre essa identificação.

Segundo pesquisa da empresa de recrutamento Robert Half, a remuneração média de um broker varia de R$ 12.000 a R$ 50.000 mensais.

Basicamente, o broker profissional é responsável pela intermediação de grandes operações, ligando a ponta compradora à ponta vendedora de um ativo, e vem se tornando um profissional cada vez mais disputado.

Além de serem responsáveis por intermediar operações bilionárias de investidores institucionais, os brokers também podem trabalhar diretamente com investidores comuns.

Enfim, quando se busca soluções no mercado que envolvam a efetiva realização de negócios é sempre bom contar com a ajuda de um broker.