Mercado editorial: as armadilhas para autores iniciantes.

Mercado editorial: as armadilhas para autores iniciantes.

É fato que o mercado editorial, apesar de tudo, tem crescido no Brasil e isso deve a uma série de fatores, sobretudo, o período de pós pandemia.

Entre os títulos mais vendidos destacam-se os livros didáticos, entretanto, há crescimento também para o mercado de livros de ficção e não ficção.

Dados apurados entre os dias 31/1 e 27/2, mostram que foram vendidos 4,6 milhões de livros, gerando receita de R$ 210,9 milhões. Esses números representam um aumento de 16,3% em volume e 17,1% em faturamento se comparados ao mesmo período de 2021, quando foram comercializadas 3,9 milhões de obras, que movimentaram R$ 180,1 milhões.

No acumulado, o ano de 2022 já registra a venda de 10 milhões de livros, índice significativamente superior a 2021. No final do segundo período do ano passado a pesquisa apontava 8,5 milhões de obras comercializadas, uma variação de 19,5%. Em receita, 2022 também se mostra em ascensão com faturamento de R$469,7 milhões, número 18,7% superior ao registrado no começo de 2021, cuja receita foi de R$395,7 milhões. (Fonte: Mercado editorial já vendeu 10 milhões de livros em 2022 – Rascunho).

Entretanto, na série histórica dos últimos quinze anos há o registro de queda na produção de livros em consequência da crise econômica.

Nesse sentido, o subsetor com maior crescimento é o da publicação de livros religiosos, enquanto os livros didáticos sofreram queda.

O mercado editorial e os escritores iniciantes

O que não é novidade é a dificuldade de escritores iniciantes em participar de parte do bolo denominado mercado editorial, uma vez que há pouco espaço para os novos autores, a não ser através das editoras não tradicionais.

Assim, sem muita opção o escritor iniciante recorre às auto publicações, às publicações sob demanda e as editoras prestadoras de serviço que prometem entregar o produto final ao cliente, dezenas, centenas ou milhares de exemplares para que o autor iniciante literalmente se vire nos trinta ou mais.

As armadilhas são muitas, desde livros sem revisão, falta de parâmetros de qualidade na diagramação, na impressão e os inúmeros atrasos na entrega dos serviços, algo que deixa os jovens escritores bastante frustrados.

A Amazon e a monetização dos escritores iniciantes

Como sempre há uma luz no fim do túnel, um bom exemplo de auto publicação satisfatória está na Amazon através do KDP – Kindle Digital Publishing, que além de oferecer ao usuário uma boa ferramenta para diagramação, o KDP creator, possibilita ao autor ser remunerado por royalties até por páginas lidas, além de oferecer relatórios de desempenho.

Um país de poucos leitores

O povo brasileiro não é muito ligado à prática da leitura, compra, consome e lê pouquíssimos livros se comparado a outros países e, nesse sentido, é importante criar mecanismos que possam atrair novos leitores, já que novos escritores estão surgindo a cada dia.