Você se considera competitivo para o mercado de trabalho?

Você se considera competitivo para o mercado de trabalho?

Mercado de trabalho. Você se considera competitivo? Muito se fala hoje em competitividade. Palavra comum no dia a dia das organizações. Porém, muitas vezes, pode causar calafrios, quando se percebe, em meio a tantas mudanças, não estar competitivo.

Nesse sentido, as organizações investem cada vez mais no desenvolvimento de suas competências e de seus colaboradores.

Ter competência significa ter competitividade?

Pode até parecer que sim, mas, não, necessariamente. Ou seja, competência nada mais é que o conjunto de conhecimentos, habilidade e atitudes.

Portanto, isso pode ser verificado, medido e avaliado. Assim, é realizado dentro das organizações, a partir da definição de quais seriam as competências necessárias para atingir seus objetivos.

Nesse sentido, estamos falando das competências organizacionais que representam a qualidade da empresa em relação ao alcance de seus objetivos estratégicos.

Quando se trata de indivíduos dentro das organizações devemos observar as competências específicas, individuais, para a realização das atividades inerentes ao cargo do colaborador na empresa e que devem estar alinhadas aos objetivos estratégicos da organização.

No momento que empresa e colaboradores demonstram possuir conhecimentos, habilidades e atitudes alinhadas ao que se espera em termos de alcance de objetivos e resultados esses reúnem competência para tal.

Todavia, podem não estar competitivos.

Como assim?

Competitividade é prontidão para o mercado de trabalho

Para estar competitivo é necessário um pouco mais. É necessário estar pronto, disponível, atualizado e estrategicamente posicionado para agir imediatamente e ser capaz obter resultados acima do esperado.

A competitividade está alinhada a estratégia, ou seja, sobre como transformar suas fraquezas em forças e sobre como fazer das ameaças, uma  oportunidade para o crescimento e o aperfeiçoamento.

Um time de futebol que tem um plantel fraco e pouco competitivo pode ganhar de um time muito mais forte e mais competitivo, com o uso da estratégia. Muitos fazem isso e vencem.

Ter competência e estar competitivo para o mercado de trabalho. Esse é o ponto.

Apenas reunir uma gama de conhecimentos, habilidades e atitudes não será suficiente se não houver a disponibilidade, a prontidão, a perspicácia e a estratégia voltada para o sucesso do negócio.

Isso requer visão sistêmica e foco como pode ser verificado no vídeo abaixo.

Saiba mais: É assim que você avalia a sua competitividade no mercado de trabalho | EXAME