Eurofarma compra créditos de carbono.

Eurofarma compra créditos de carbono.

Negociação de compra de créditos de carbono por parte da Eurofarma contribui para a redução de emissões.

Para conseguir neutralizar suas emissões, a empresa também focou em reduzi-las, com investimento principalmente em redução de emissões em sua frota

O Grupo Eurofarma, multinacional do setor farmacêutico de capital 100% brasileiro e com presença em 20 países, neutralizou 100% das emissões diretas de dióxido de carbono (CO2). A ação de neutralização de emissões beneficia dois projetos de proteção da Amazônia, preservação da biodiversidade e apoio ao desenvolvimento social, por meio da aquisição de créditos de carbono.

Segundo a empresa, o valor investido para essa aquisição irá beneficiar os projetos socioambientais nos campos de geração de energia renovável, conservação da fauna e da flora e desenvolvimento da comunidade local.

Para conseguir neutralizar suas emissões, a empresa também focou em reduzi-las. Foi determinado que os veículos da Força de Vendas sejam abastecidos com uma proporção de 75% de etanol e 25% de gasolina, a carona solidária foi estimulada com vagas exclusivas para quem compartilha o transporte e a empresa investiu em frota inteligente.

Para reduzir emissões indiretas, foram instalados mais de 7.200 painéis solares nos telhados das edificações com potência instalada de 2,2 MW, implantação do processo de compostagem e plantio de árvores.

O inventário de emissões de gases de efeito estufa (GEE) da Eurofarma segue, desde 2008, a metodologia do GHG Protocol, reportando as emissões dos gases controlados pelo Protocolo de Paris. Este inventário permite o mapeamento das fontes de emissão de GEE de uma atividade, processo, organização, setor econômico, cidade, estado ou até mesmo de um país, seguido da quantificação, monitoramento e registro dessas emissões.

Acompanha as postagens da OR soluções, referente às atualidades do ambiente de negócios, curta e compartilhe. OR soluções – Desenvolvendo e aprimorando competências.

Fonte: Invest | Exame

Crédito de carbono e sustentabilidade – Introdução aos novos caminhos do capitalismo

A sustentabilidade não é uma moda, nem uma preocupação apenas de ambientalistas, mas uma necessidade cada vez mais urgente de mudança, de inclusão das pessoas e da natureza nas decisões dos governos e das empresas, variáveis que foram esquecidas pela teoria econômica. O Autor desse livro vem se dedicando à questão do crédito de carbono e do aquecimento global tanto no aspecto teórico como prático, porque envolve seu dia-a-dia de avaliação dos negócios.No seu livro o autor pontua com bastante sabedoria que a mudança climática não esta apenas induzindo mudanças nos negócios e fomentando novos projetos e mercados. Questiona o modelo em si e o crescimento eterno como salvação tecnológica da sociedade e do meio ambiente.

Os impactos financeiros da comercialização dos créditos de carbono 

Os impactos ambientais ao serem evitados pelas empresas podem render às mesmas, créditos de carbono. Já existem mercados próprios para comercialização desses créditos. Esse estudo avaliou a comercialização de créditos de carbono pela empresa Plantar S/A. Foram feitas análises dos índices econômico-financeiros das demonstrações contábeis publicadas e projeções de fluxo de caixa, levando-se em consideração possíveis cenários, desde a comercialização total dos créditos gerados pelo projeto até a não comercialização dos créditos em função da não aprovação do projeto pelas autoridades competentes. O estudo verificou a viabilidade econômica e financeira do projeto de geração de créditos de carbono na maioria de suas projeções e constatou a inviabilidade em apenas em uma das projeções. Além da viabilidade econômica e financeira existe ainda um ganho social para a população e um ganho comercial para a empresa.