Inteligência artificial: robôs deixarão homens desempregados.
Inteligência artificial busca padrões
Segundo a publicação do Infomoney: o paradoxo de Moravec diz: “para a inteligência artificial, as coisas difíceis são fáceis e as coisas fáceis são difíceis”. Ou seja, para os humanos, algoritmos e cálculos tendem a ser complexos, mas outras capacidades subjetivas, como sentir, também influenciaram a trajetória da evolução até aqui. E isso as máquinas, ou seja, os robôs de “inteligência artificial” são incapazes de recriar.
homem será mais afetado que mulher
“Os robôs executam muito bem o que chamamos de ‘narrow frames’, ou seja, coisas com definições finitas. Mas tudo que é abstrato e subjetivo, a máquina não reconhece”, diz Pierini.
O especialista afirma também que, nesse processo, o profissional do sexo masculino pode ficar em desvantagem. “A inteligência artificial é boa com padrões simples e diretos.
Mulheres em vantagem
Esse tipo de função é tipicamente desempenhada por profissionais homens. Por sua vez, está gerando uma queda no nível de empregos para o gênero. Por outro lado, trabalhos desempenhados geralmente por mulheres estão crescendo”, afirma Pierini.
Ele se baseou em um estudo do Instituto Nacional de Estatísticas Britânico que mostra que, entre 1996 e 2016, houve um aumento na força de trabalho feminina (cerca de 67% para cerca de 73%) e uma queda na força de trabalho masculina (cerca de 85% para cerca de 83%), embora a empregabilidade feminina ainda seja menor.
Criação de mais empregos de baixa renda
Pierini explica que, no momento atual, se vê uma intensa criação de empregos (globalmente), mas não acontece uma inflação dos valores pagos em nível agregado, pelo menos não de acordo com o esperado.
Momento de desenvolver novas competências
O antídoto para uma possível perda de espaço, para os homens, no mercado de trabalho, em razão da inteligência artificial está no aprimoramento contínuo.
Desenvolver e aprimorar competências, a partir da identificação e mapeamento de perfis adequados às necessidades da empresa irá possibilitar a geração de postos de trabalho para homens e mulheres baseados em sua competências.
Fonte: Robôs deixarão mais homens desempregados que mulheres, diz estudo – InfoMoney