Gestão de pessoas em condomínios: uma questão de competência.

Gestão de pessoas em condomínios: uma questão de competência.

Mas o que é gerir pessoas?

Gestão de pessoas, esse sim é um termo bastante amplo cujas dimensões vão muito além dos processos burocráticos relacionados às tarefas atribuídas ao comumente chamado departamento pessoal.

Muito se fala sobre um dos ativos mais importantes das organizações, se não, o mais importante, entretanto, muitas vezes ignorado quando o assunto se refere a administrar cada indivíduo que compõe esse universo patrimonial.

É quando esse ativo tangível chamado capital humano é desconsiderado no seu aspecto intangível, relacionado ao capital intelectual, que faz parte desse ativo e nem sempre é tratado na forma adequada por gestores.

A atividade de gestão de pessoas ao contrário do que muitos pensam está presente em todos os setores das organizações, qualquer que seja ela e que compõe o conjunto de atributos que fazem parte das competências do líder.

Nesse sentido é preciso lembrar que a atividade de liderança está presente em todo e qualquer grupo organziacional, ou seja, em qualquer situação onde há pessoas reunidas, em geral, com objetivos comuns. E onde há líderes, haverá seguidores, liderados ou mesmo colaboradores.

A gestão de pessoas compreende uma série de ações relacionadas à condução de grupos; recrutamento; seleção; identificação; treinamento; avaliação e desenvolvimento de competências nos colaboradoes das organizações, qualquer que seja ela.

A gestão de pessoas em condomínios

Os colaboradores, são os principais responsáveis pelo bom funcionamento do condomínio, seja na limpeza, nas manutenções ou na gestão financeira e administrativa. São eles que fazem o sistema fluir, portanto, precisam estar motivados e satisfeitos não só com o ambiente de trabalho, mas também com as tarefas que executam. Cabe ao líder, nesse caso, aos síndicos, saber desenvolver uma equipe de alta performance, para que os colaboradores se tornem parceiros da gestão e mais do que isso, se sintam valorizados.

Para isso, os síndicos devem estimular o envolvimento do colaborador, demonstrando que as tarefas por ele executadas são indispensáveis para o bem-estar, comodidade e satisfação dos condôminos e moradores.
O condomínio deve constantemente investir em treinamentos, pois, priorizando o conhecimento e fortalecendo as habilidades, maior será a qualidade dos serviços prestados.

Saiba mais em:

A prática da gestão de pessoas nos condomínios

O desenvolvimento da competência gestão de pessoas

É tarefa do condomínio investir no desenvolvimento e capacitação de seus prestadores de serviços. Isso inclui o desenvolvimento profissional do próprio sindico. A boa notícia é que tais competências podem ser desenvolvidas.

Há hoje no mercado, uma série de cursos voltados para a formação gestores condominiais. Seja em nível de graduação, extensão, especialização ou até treinamentos curtos, tanto on line quanto presenciais.

A questão é identificar a proposta pedagógica de cada um no sentido de cntribuir para o desenvolvimento e aprimoramento das competências necessárias a uma gestão eficaz.

A gstão de pessoas em condomínios é sim uma competência de suma importância para uma melhoria da qualidade dos serviços dos condomínios; melhoria da qualidade de vida de moradores, prestadores de serviço; melhoria da sustentabilidade, inclusive com redução de custos nas despesas concodminiais e barateamento de suas taxas, além de proporconar maior rentabilidade.

Deseja ser um gestor condominial? Pense a respeito.

Veja também:

Gestão de pessoas no condomínio: como ter uma relação de confiança

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