Jogador de futebol: tem base algo assim?

Jogador de futebol: tem base algo assim?

Muitos garotos, adolescentes e jovens idealizam o sonho de ser jogador de futebol. Essa é uma característica observada pelos profissionais que atuam na área.

Em suas mentes, há o modelo mental de se considerar um craque e se autodenominar a maior revelação da década.

Obviamente, para terem essa noção, eles não estão sozinhos. Pais, amigos e familiares ao verem aquele projeto de atleta fazendo suas estripulias com a bola, dizem logo: esse menino é um craque!

De fato, é bem provável que o aspirante a aprendiz de jogador profissional tenha muita habilidade com a bola e até mereça ser considerado assim.

Todavia, há um percurso a ser seguido e ele requer disciplina, dedicação e auto investimento.

A base é o começo do sonho

A carreira de jogador de futebol, via de regra, começa com as categorias de base. Pelo menos deveria ser assim. Sabendo disso, treinadores e muitos profissionais ligados ao futebol, atuam em algum projeto dessa natureza.

Mas, para esses profissionais também não é fácil. Manter um projeto assim custa caro. Os jovens aprendizes de atleta, muitas vezes são de origem humilde. A família não tem como bancar os custos deste sonho. Ao contrário, idealizam que algum investidor, empresário ou agente vá se encantar com o menino bom de bola (também pode ser menina) e vai bancar todo esse custo. Pode até ser que ocorra, porém, rara exceção.

Em geral, os projetos necessitam de recursos para bancarem as despesas. Vão desde a alimentação, alojamento, registro e documentação, higiene, limpeza, medicamentos e dezenas de profissionais envolvidos. Existe o custo da logística, do transporte e de todos os insumos que possam viabilizar aquela iniciativa. Muitos sonham também em ter algum investidor que possa bancar o projeto, por meio de patrocínio ou doações. Como nem sempre isso é possível, o jeito é contar com a contribuição do próprio atleta ou o familiar responsável.

Um sonho muitas vezes distante

Mas e o sonho de ser jogador de futebol e ganhar milhões? Na maioria das vezes não passa de sonho. Muitos atletas, para terem alguma oportunidade de mostrar seu talento necessitam contribuir financeiramente para os projetos.

A maioria dos jovens atletas não entendem que precisam contribuir. Acham que devem ter um empresário que banque tudo. Porém, a matemática não é essa. Nenhum investidor ou empresário vai colocar seu dinheiro em algo que ele não conhece. No caso do futebol, ele precisa ver o atleta jogar. Para o atleta jogar, ele precisa de uma oportunidade em um projeto de categoria de base e para ter essa oportunidade, ele precisa fazer a sua parte e bem. Uma delas é contribuir financeiramente para bancar parte dos custos inerentes ao seu sonho. Tem base algo assim?