Escola de Planejamento: formulando os processos de estratégia

Escola de Planejamento: formulando os processos de estratégia

Entre pensar e agir

Quando se fala em estratégia, vem logo à mente a questão do planejamento. Assim, falamos muitas vezes em algo intangível, subjetivo, uma ideia ou uma reflexão sobre algo, ou uma atitude futura.

Nesse sentido, a estratégia não trata, necessariamente, sobre “como fazer” alguma coisa, mas, sim, sobre a forma de pensar em relação a um problema que necessita solução e, a partir daí, determinar o “que fazer”.

Todavia, a ação estratégica decorrente do pensamento ou reflexão sobre um problema é determinada por meio das coisas que necessitam ser realizadas.

A ação de planejamento

Está no planejamento a estruturação formal das ações a serem realizadas, com a determinação das etapas a serem desenvolvidas em função dos objetivos traçados.

Modelo básico de planejamento estratégico

Segundo Mintzberg, os modelos de planejamento estratégico seguem uma estrutura básica de ideias em torno do ambiente organizacional. Saiba mais.

Segundo Mintzberg, no livro Safári de Estratégia os modelos de planejamento estratégico seguem uma estrutura básica de ideias em torno do ambiente organizacional.

Desse modo, relacionam-se aos estágios de fixação de objetivos, estágio da auditoria externa e interna, avaliação da estratégia e sua operacionalização.

Pensar, Planejar e agir

Se considerarmos a estratégia no contexto organizacional, vemos que ela se estrutura a partir do planejamento nos diversos níveis organizacionais. São eles: estratégico, tático e operacional.

Suas etapas surgem a partir da formulação dos objetivos a serem atingidos, as ações propriamente ditas, o controle e avaliação de cada fase e etapa, de modo a certificar a eficácia do planejamento.

A OR Soluções está apta a desenvolver junto a seus clientes, ações ligadas à formulação da estratégia, levando em conta o conjunto de visão, missão e valores da organização e compreende as ações a seguir:

PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO
Desenvolver junto com o cliente a visão de futuro, Missão e Valores do seu negócio, onde ele quer chegar e quais ferramentas serão necessárias para que isso aconteça.

DIAGNÓSTICO EMPRESARIAL
Levantar dados e informações sobre o negócio e operações do cliente, visando encontrar soluções customizadas para resolver possíveis falhas.

GESTÃO E MAPEAMENTO DE PROCESSOS
Aprimorar ou desenvolver metodologias de como os processos devem ser realizados, promovendo o aprendizado e evolução destes.