Mindset: competências para o futuro do trabalho ou para o trabalho do futuro?

Mindset: competências para o futuro do trabalho ou para o trabalho do futuro?

A tal disrupção

Tem sido recorrente a utilização deste termo, principalmente, no mundo corporativo e, nem sempre, se preocupa em saber o real significado do termo e sua aplicação. Ou seja, vai se tornando um clichê,

Mas o que é a disrupção?

Disrupção é uma quebra ou descontinuação de um processo já estabelecido.

Diz-se que algo é disruptivo quando interrompe, suspende ou se afasta do funcionamento normal. Assim, o adjetivo pode ser utilizado para qualificar um defeito, um comportamento, uma ideia, etc.

Entre os principais sinônimos de disrupção estão: ruptura, rompimento, divisão, suspensão e descontinuação.

Disrupção no mundo do trabalho

Pode-se considerar que o mundo do trabalho e a formatação das empresas e dos negócios vem se modificando gradativamente, porém, numa velocidade bastante elevada, quebrando uma série de paradigmas em relação a diversas profissões.

Com isso profissões vão deixando de existir, produtos deixam de existir, empresas e negócios idem.

Como se precaver?

Uma das maneiras mais óbvias de se precaver é através do aprimoramento continuo, da ampliação de conhecimentos e o desenvolvimento de novas habilidades.

Todavia, apenas se encharcar de novos conhecimentos, fazendo inúmeros cursos e obtendo diversas certificações não é suficiente para enfrentar o fenômeno da disrupção no mundo do trabalho.

Novas competências imploram por atitudes que são os comportamentos esperados das pessoas para um determinado trabalho ou atividade.

Desenvolvimento de competências

Estabelecer um processo de desenvolvimento, mapeamento e avaliação de competências, baseado nos comportamentos observáveis é a chave do modelo de gestão baseado em competências.

Busca-se nas empresas, mecanismos no sentido de torná-las mais competitivas e atrativas, sobretudo, sob o ponto de vista da captação, atração e retenção de talentos.

O papel do líder

Em se tratando de gestão por competências, o papel do líder é fundamental, pois cabe a ele a tarefa de identificar e gerenciar os talentos dentro da empresa.

Espera-se do líder, a capacidade para promover o aprimoramento e o reconhecimento contínuo dos colaboradores, sempre com foco nos resultados.

Para tanto, deve-se trabalhar no sentido de se buscar a sinergia, dentro de um ambiente colaborativo e de alto desempenho.

A ação colaborativa

Costumo torcer o nariz em relação a esta questão da colaboração em se tratando de ambiente competitivo de negócios, incluindo o ambiente interno da empresa.

A tendência é estarmos sempre num ambiente de competição, de conchavos e de favorecimentos. Nem sempre baseados na ideia do “ganha-ganha”.

Também vejo com ressalvas esse termo, mas isso é algo que pode ser abordado em outo post.

Entretanto, é possível entender a colaboração num contexto de parceria de negócios. Parcerias estratégicas com o objetivo de ganhar juntos.

O mindset

Todos nós temos nossos conjuntos de crenças e valores que formam o nosso modelo mental sobre as coisas e as situações que vivemos.

Embora, seja um modelo mental, esse conjunto de crenças e valores pode ser moldado, mudado e aperfeiçoado, com o passar do tempo.

Pode ser revisto, a partir das novas configurações que estabelecemos para as nossas vidas e nossas relações.

O aprendizado contínuo é motor de aprimoramento do mindset.

Por Orlando Rodrigues

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