Carreira: é legal ser legal a todo o tempo no ambiente empresarial? 

Carreira: é legal ser legal a todo o tempo no ambiente empresarial? 

Carreira: dilemas comportamentais na vida corporativa

Quando o assunto é carreira, nem sempre ser amável o tempo todo pode ser benéfico no mundo altamente competitivo das organizações.

Para tanto é sempre importante refletir sobre ser amável, empático, ou meramente, ser sincero e respeitoso. Qual dessas atitudes parece mais adequada?

Amabilidade

Ser uma pessoa amável, solícita, simpática e, principalmente, empática é sem dúvida um ponto muito importante no universo corporativo.

As relações humanas, quando equilibradas, tornam o clima organizacional mais ameno e, muitas vezes, menos propenso a conflitos.

Ser a pessoa mais legal da equipe é sempre bom, mas pode ter um preço alto.

É que priorizar a gentileza, muitas vezes, implica em comprometer a honestidade ou, ao menos, o senso crítico – o que no longo prazo pode acabar prejudicando a empresa, ou sua carreira.

 

Saiba mais: Porque ser legal nem sempre é bom para a sua carreira – Época NEGÓCIOS | Carreira

Empatia

Se percorrermos os dicionários em busca dos melhores significados para o termo, certamente será observado um conjunto de qualidades apropriadas a ele.

Porém, pode parecer algo bastante carregado de utopia, se considerarmos, por exemplo, a possibilidade de se colocar no lugar do outro.

É possível, agir ou pensar exatamente da forma como o outro pensa?

É possível sentir o que o outro sente, desejar o que ele deseja? Temos essa capacidade de entrar nos sentimentos de outra pessoa?

Já tentou fazer esse exercício? Seja em casa, com os pais, os filhos, companheiro ou colega de trabalho? Pode ser uma ótima experiência.

Talvez, com bastante esforço podemos tentar.

Sinceridade e respeito

Ter atitudes que demonstrem sinceridade e respeito é algo bastante valorizado em muitos ambientes empresariais e pode não ser tão difícil de praticar.

Substituir sentimentos abstratos por atitudes concretas, mesmo que possam parecer duras, possivelmente sejam mais encorajadoras. Nesse sentido, recomenda-se avaliar fatos e observar resultados.

Nesse sentido, incentivar o desenvolvimento e o aprimoramento de competências da equipe, mapear as respectivas competências e avaliar o desempenho a partir delas, podem favorecer a melhoria do ambiente organizacional.