Futuro profissional: sua profissão pode acabar em 2030.

O futuro profissional costuma ser uma grande incógnita, principalmente se considerarmos as mudanças cada vez mais constantes no mercado de trabalho. Nesse sentido a busca por desenvolvimento deve ser constante e ao longo da vida.

O mercado de trabalho está cada vez mais dinâmico e isso deve alterar alguns cursos de graduação que hoje estão entre os mais procurados, mas que, até 2030, devem deixar de existir. É o que mostra o Mapa do Ensino Superior 2018.

O recentemente divulgado mapa da educação superior no Brasil em 2018 traz uma relação de profissões, hoje, bastante procuradas no mercado de trabalho, de grande empregabilidade e com grande oferta de cursos e número de alunos matriculados.

Entre elas podemos citar a Administração, o Direito, a Contabilidade e Pedagogia.

Mas e aí, como será o futuro profissional de alguns trabalhadores?

O mercado tem mudado de modo muito acelerado. Isso, com certeza, afeta a expectativa que se tem dos profissionais do futuro. Implica, necessariamente, em modificar a forma como os conhecimentos, habilidades e atitudes esperadas devem ser desenvolvidos daqui para frente.

Espera-se que algumas das profissões existentes hoje sofram adequações e modificações para suprir as necessidades de mercado. E isso deve ocorrer já em breve para muitas profissões, entre elas a Administração.

Habilidades relacionadas a pensar, agir e tomar decisões rápidas, além de flexibilidade para as mudanças, certamente devem ser consideradas como atributos importantes para os novos perfis profissionais.

3 traços culturais no perfil de líderes brasileiros

Um retrato dos líderes brasileiros

Em pesquisas com mais de 40.000 executivos brasileiros ao longo dos últimos 20 anos foram observados três traços culturais que sustentam o perfil de líderes brasileiros.

Assim, identificou-se os seguintes traços de perfil de líderes brasileiros: a flexibilidade, as relações e o poder, cada um com seu “lado sol” e seu “lado sombra”, como pode ser observado em matéria destacada ao final deste post.

Primeiro traço do perfil de líderes brasileiros: a flexibilidade

Certamente, a flexibilidade é um atributo muito valorizado nos períodos de crise ou de necessária mudança, ele se desdobra, como sol, em adaptabilidade e criatividade.

Desse modo observa-se, também, que o lado sombra está presente na indisciplina, no não cumprimento de regras normas, processos e mesmo nas reações contrárias à punição de quem transgride, de quem não cumpre a lei.

Segundo traço do perfil de líderes brasileiros: afetivo e relacional

Os líderes brasileiros são relacionais: afetivos e mobilizáveis. Facilmente mergulhamos de corpo e alma nos projetos. O lado sol é o engajamento, o comprometimento. E o lado sombra? Vida profissional e vida pessoal se misturam.

 Terceiro traço: poder

Em uma escala de zero a 100 – na qual quanto mais baixo o score mais fortes as características de liderança igualitária e quanto mais alto o score mais aumenta a tendência a traços autocráticos – o score brasileiro é de 75. Estamos, portanto, no mesmo cluster de 40 anos atrás, quando a pontuação era de 69.

Um olhar crítico sobre a pesquisa

Como toda a pesquisa, os resultados mostram uma certa tendência de comportamento, a partir do escopo analisado. É fato que fatores como flexibilidade e afetividade fazem parte das características do nosso povo. Óbviamente, isso vai refletir no comportamento das pessoas, inclusive aqueles que exercem cargos de liderança.

Todavia, cabe ressaltar a necessidade que o líder tem de estar em constante desenvolvimento e o aprimoramentoe de suas competências, no sentido de servir de exemplo a seus liderados no que se refere a busca do autodesesnvolvimento.

Nesse, sentido, a flexibilidade e a afetividade devem dar lugar ao senso de justiça em relação a valorização de competências e resultados observáveis.

Saiba mais

Carreira: como ser visto num processo de seleção às cegas

Seleção às cegas, o que é?

O método de seleção às cegas é uma tendência surgida na Alemanha, Estados Unidos, Reino Unido e Suécia que, posteriormente, passou a ser utilizada em várias partes do mundo.

No Brasil, essa novidade surgiu neste ano de 2018 e vem sendo implantado em grandes empresas, tendo como objetivo principal proporcionar às organizações maior diversidade quanto ao seu quadro de pessoal.

Através deste método é possível recrutar e selecionar pessoas por suas habilidades, sem considerar questões como raça, gênero, idade ou estado civil

Como ocorre?

O candidato que concorre a uma vaga dentro de uma empresa encaminha seu currículo. A plataforma de seleção, geralmente, um software, para esse fim, vai selecionar os candidatos considerando seus conhecimentos e habilidades. É verificado também a experiência profissional e o perfil do candidato, se adequado para a vaga pretendida.

Reconhecimento à diversidade

Parte do pressuposto que a empresa que deseja implantar esse método tenha em sua cultura organizacional, valores e princípios alinhados ao reconhecimento e respeito à diversidades.

Portanto, valores como integridade, sustentabilidade, e gestão de alta performance, também devem fazem parte da sua cultura organizacional e , evidentemente, compreendidos e aceitos por todos os seus colaboradores.

Cases de sucesso

As grandes empresas estão se rendendo há tempos à seleção às cegas. Agora, este método tem sido praticado também pelas startups e por pequenas empresas. É uma forte tendência no Brasil e no mundo que o seu negócio também deve considerar.

Empresas como a Nubank e a GE já incluíram a avaliação às cegas para a seleção de alguns cargos nas suas filiais estrangeiras e até mesmo brasileiras. O resultado não poderia ser melhor. Com a expansão da diversidade as equipes de trabalho através das contratações baseadas no desempenho e no conhecimento técnico do candidato, houve também um aumento na performance dos negócios e processos.

Em 2017, a Nubank alcançou cerca de 10% das suas contratações com o método de seleção às cegas, garantindo equipes mais diversificadas. Já a GE, desde 2017 tem adotado o método em seus mais de 30 processos seletivos em diferentes áreas. As funções escolhidas para a aplicação do método fora as de técnico de campo. Esta função historicamente privilegiou homens jovens, excluindo outros perfis e gerando um estigma social.

Ferramenta adequada

Bastante importante para o sucesso dessa  metodologia é a utilização de software adequado, cujo conceito se baseia na seleção por informações estritamente profissionais, excluindo-se os dados pessoais do candidato (como gênero, idade, raça ou etnia, etc.).

Enfim, trabalhar a diversidade com responsabilidade, sem bandeiras ideológicas é a maneira mais democrática de reconhecer os talentos espalhados por aí e que podem contribuir para a alavancagem de resultados para as empresas.

 

 

 

 

Empreendedorismo: negócios que são uma boa ideia

Empreendedorismo. O que esse termo significa pra você? Todos os dias nos deparamos com uma infinidade de produtos e serviços que são lançados no mercado. Uma série de novos produtos e ideias inovadoras que nos fazem refletir: por quê não pensei nisso?

O que é novo pra você?

O que você considera uma inovação, ou empreendedorismo?

Você se considera uma pessoa inovadora?

A criatividade é parente próxima da oportunidade e que têm algo em comum. Aparecem de vez em quando. Isso é empreendedorismo.

É preciso estar atento às ideias que surgem em nossa mente a todo instante em função de alguma necessidade que temos.

Através delas podemos ampliar nossa mente criativa  e favorecer o surgimento de oportunidades para colocá-las em prática.

Seja um produto ou um novo serviço, ou ainda, um novo nicho de negócios, tudo gera oportunidades. Isso é empreendedorismo.

Vários são os exemplos hoje de negócios que surgem da ideia de uma pessoa com o objetivo de facilitar a própria vida e num dado instante isso passa a ser  rentável, viável e gerador de valor.

E ainda mais importante: É capaz de atrair a atenção de outras pessoas para torná-lo ainda mais rentável e viável.

Não existe fórmula secreta para ter sucesso com o próprio negócio. Mas existem algumas pistas. Boa parte dos negócios mais bem sucedidos costuma estar baseada em uma premissa: a simplicidade. A ideia simples, mas bem executada, pode fazer a diferença entre o sucesso e o fracasso

A revista exame traz 18 ideias de negócios que pode inspirar você a desenvolver a sua ou, de alguma maneira, te fazer refletir: Porque não pensei nisso antes?

Saiba mais: 18 ideias de negócios bacanas para se inspirar | EXAME

Diagnóstico organizacional – como está a saúde de sua empresa?

Você Já avaliou a pressão de sua empresa hoje?

O diagnóstico organizacional é um excelente instrumento de aferição da saúde empresarial. Assim como muitas vezes somos relapsos com nossa saúde, na empresa também não é muito diferente.

Em geral convive-se dentro das empresas com uma série de sintomas que nos incomodam e nem nos damos conta de que pode ser um sinal de algo mais grave.

Assim, tal qual ocorre com nossa saúde, pequenos disturbios podem levar a sérios problemas, caso não sejam detectados e sanados a tempo.

Em uma empresa, a baixa auto estima da equipe, a desmotivação, o elevado índice de turn over,  queda nas vendas, entre outros, são sinais de maior ou menor complexidade de problemas afetos à gestão empresarial.

Como descobrir ou avaliar os sintomas?

Assim como em nossa saúde, necessitamos de realizar exames para se obter um diagnóstico sobre aquilo que nos incomoda, na empresa isso é fundamental, principalmente nos dias de hoje, com grande competitividade.

Isso pode representar a permanência da empresa no mercado.

O diagnóstico organizacional  consiste na primeira etapa de um processo de consultoria ou assistência técnica e visa proporcionar à organização as condições necessárias para o desenvolvimento e aprimoramento de modo que seu desempenho atinja níveis satisfatórios de eficiência e eficácia

Por meio de levantamento de informações é possível identificar forças, fraquezas, oportunidades ou ameaças existentes no ambiente em que a empresa está inserida.

A partir daí estabelecer as ações corretivas necessárias ao ajuste de desempenho.

Quais as ferramentas necessárias?

Entre as diversas ferramentas disponíveis está a análise de swot ou também conhecida FOFA, que é exatamente o levantamento de informações e dados capazes de identificar pontos positivos e negativos dentro da empresa.

Clique aqui e acesse o formulário para análise de SWOT.

O levantamento de informações é essencial e quanto mais fidedignas melhor o diagnóstico. Assim, perguntas adequadas e bem feitas levarão a respostas adequadas.

Quer fazer um diagnóstico de sua empresa ou seu negócio?

Se desejar saber a quantas anda sua empresa em seus diferentes setores e atividades o ideal é procurar a ajuda de um consultor. Ele é o profissional adequado para esse tipo de ação.

 

 

Vai mandar seu currículo? Atente para alguns segredos e erros comuns.

Saiba as armadilhas mais comuns na hora de elaborar um currículo.

 

Portfólio de todos aqueles que desejam uma oportunidade de trabalho ou mudança de emprego, o currículo é muitas das vezes o primeiro contato de um candidato a determinada vaga de trabalho e seu possível empregador.

Houve tempo em que um currículo volumoso, repleto de experiências profissionais passadas era o grande chamariz daqueles que se lançavam ao mercado em busca de novas oportunidades de trabalho.

Obviamente, um bom currículo, recheado de informações importantes que relatam a experiência profissional do candidato  ainda é bastante atrativo, entretanto, há alguns cuidados que precisam ser verificados na hora de fazer ou alterar o seu.

Muitos currículos deixam de ser avaliados em função de pequenos detalhes que não são observados e, provavelmente isso já tenha acontecido com você.



Primeiramente é preciso entender que a pessoa que vai avaliar o seu currículo, certamente, tem vários outros piores, iguais ou muito melhores que o seu.

Em se tratando de competitividade, algumas informações em excesso ou omissão de dados importantes costumam ser, efetivamente, a razão da seleção ou eliminação precoce de um candidato.

Qual o tamanho ideal para um currículo?

Como foi dito acima, no passado, o volume do currículo, com dezenas de paginas, era bastante sedutor, pois, demonstrava quão experiente seria o candidato.

As informações sobre dados pessoais, experiências profissionais anteriores e tempo na empresa ou cargo, além de formação, escolaridade, cursos realizados, entre outros, podiam fazer a diferença no momento da seleção.



Atualmente, segundo agências de recrutamento de pessoal, o currículo necessita ser objetivo, com apresentação de suas habilidades e adaptável à característica de seu “futuro” empregador.

Em geral deve ter entre 2 e 3 páginas. Economize nos dados pessoais, já que seu possível patrão, nesse momento não deseja saber seu CPF, RG, endereço, nome dos Pais ou até mesmo tipo sanguíneo.

O que deve conter?

É fundamental incluir dados de contato, principalmente telefones e email, atentando para o cuidado que se deve ter com divulgação de perfis de redes sociais e aqueles possíveis apelidos de internet.

Dê preferência aos perfis de redes profissionais. Lembre-se que seu contato é profissional e isso será considerado.

Após inserir as informações referentes a dados pessoais. formação escolar e experiências profissionais dê destaque para a definição de sua área de atuação.

Procure, com poucas palavras, ser bastante objetivo e claro para comunicar de modo genérico com o que você trabalha, destacando suas realizações e as enumerando por grau de importância. Evite manifestar sobre o cargo ou função que deseja atuar.

Dê atenção a suas qualificações

A sua experiência profissional e todas as suas qualificações, cursos de desenvolvimento e aprimoramento de competências  são de extrema importância.

Registre seus conhecimentos e habilidades e relate as atividades que desenvolveu. Relate as mais relevantes e as mais recentes.

O que deve ser evitado?

Evite fotos no currículo, a menos que seja uma exigência da empresa. Nesse caso use uma foto simples em que você se apresente de modo natural.

Cuidado com selfies, fotos em trajes sumários ou de participação em festas. A foto deve ter boa qualidade.

Não utilize recursos gráficos. Enfeitar o currículo não vai torná-lo mais atraente, mesmo em situações onde a criatividade esteja sendo avaliada.

Muita atenção aos erros de português. Na dúvida peça a um revisor para fazer uma checagem antes de enviar.

Simplicidade e praticidade

Quanto mais simples, sucinto e objetivo melhor. Seu currículo serve como um cartão de visitas. Avalie a possibilidade de encaminhar seu currículo acompanhado de uma carta a seu empregador.

 

 

Se o envio for por meio eletrônico, através da internet, um email bem redigido é bastante importante. Atente para eficácia, sem uso de linguagem muito complexa, rebuscada e excessivamente formal. Afinal, ele é seu portfólio. Boa sorte!

 

 

 

 

 

 

Vale recruta trainee e aceita todos os cursos superiores 

 

Depois de 6 anos sem um programa de trainee, a Vale começa a recrutar pessoas em qualquer área de formação. As inscrições vão até o dia 5 de novembro, pelo site da Vale. Certamente, pode ser uma grande oportunidade de carreira para muitos jovens profissionais.

Em tempos bicudos de poucas oportunidades de emprego, essa não deixa de ser uma excelente notícia para todos aqueles que estão em busca de seu primeiro emprego, ou de uma oportunidade de trabalho na profissão escolhida.

Oportunidades de emprego em períodos de crise devem ser sempre comemoradas e melhor ainda, devem ser vistas como motivação para o desenvolvimento e aprimoramento de competências.

Nesse sentido, programas de trainee são fundamentais para o primeiro passo na carreira de quem está chegando agora ao mercado de trabalho.

Assim, é fundamental que as pessoas, sobretudo os mais jovens, invistam no desenvolvimento e aprimoramento de sua formação.

Desta forma, torna-se conveniente buscar cursos de curta duração, especializações, mentorias, aconselhamentos e até mesmo processos de coaching.

Todavia, mesmo assim não há garantias de que as pessoas possam garantir sua vaga no mercado de trabalho. Portanto, há necessidade, também, de se estabelecer uma salutar rede de relacionamento.

Desse modo, é imperativo, estar sempre atualizado, manter em dia as informações curriculares e se apresentar ao mercado de trabalho, na qualidade de dono do seu negócio, ou seja, vender sua expertise.

Enfim, estabelecer um plano individual de desenvolvimento da carreira, traçar metas para sim mesmo e estabelecer objetivos claros, facilitam a obtenção de resultados.

Competências organizacionais: a arte de colocar as pessoas certas nos lugares certos

Mas, o que são competências organizacionais?

Sou o professor Administrador e mestre em educação Orlando Rodrigues e nesse artigo pretendo abordar sobre um tema bastante profícuo dentro das organizações, as chamadas competências.

Contudo, antes de abordarmos as competências destacarei abaixo, algumas ponderações a respeito do tema organização.

O sentido da organização

Sempre que eu tenho a oportunidade de falar sobre gestão organizacional em minhas aulas ou palestras eu procuro discorrer com os participantes a respeito de algumas questões conceituais ligadas à administração.

Assim, de modo muito participativo eu procuro obter das pessoas o entendimento delas em relação a determinado assunto, tema, ou até mesmo afirmação. e qual o objetivo disso?

Um dos objetivos é tornar o evento mais participativo e construir conceitos e ideias a partir das construções de conhecimento desenvolvidas naquele instante por aquelas pessoas.

É sempre bastante produtivo e divertido. De fato, proporciona a todos, entre os quais eu me incluo, uma grande bagagem de aprendizado, não restrita a informações teóricas, obtidas em livros ou textos acadêmicos.

Um dos conceitos que gosto de abordar está relacionado à concepção do termo “organização”. Digo sempre que ao se ouvir esse termo deve-se pensar a organização sobre dois sentidos: Grupo e Ordem.

Organização no sentido de grupo

Organização no sentido de grupo é a união de pessoas com objetivos comuns. A ideia de se reunir pessoas em torno de objetivos semelhantes, inspiram a necessidade de uma condução, por alguém deste mesmo grupo: o líder, o chefe, o coordenador ou supervisor, entre outros. Ou seja, havendo grupo, haverá líderes e liderados. A questão da liderança poderá ser abordada em outros posts futuramente. E qual o outro sentido para o termo organização?

Organização no sentido de Ordem

Uma vez que se tem um grupo de pessoas com objetivos comuns liderados para se obter algum resultado, surge a imediata necessidade de se estabelecer ordem para as coisas. Isso significa estabelecer um lugar para cada coisa, cada coisa no seu lugar e pessoas certas nos lugares certos.

Dessa forma já vislumbramos quatro princípios de administração, ou pelo menos as funções administrativas de qualquer organização: planejar, organizar, dirigir e controlar. O termo organizar estabelece o princípio de ordem, para que possa obter um mínimo de eficácia na busca de resultados.

Parece simplório, mas, se observarmos bem tem tudo a ver com um modelo de gestão contemporâneo denominado gestão por competências.

A gestão por competências

O modelo de gestão por competências tem como uma de suas premissas, identificar um conjunto de conhecimentos, habilidades e atitudes presentes em uma pessoa e desejáveis dentro de determinado cargo ou atividade da organização.

Nesse sentido, busca-se reunir as pessoas certas para os lugares certos e para isso, há necessidade de se identificar as competências organizacionais, ou seja quais as competências a empresa precisa ter para atingir seus objetivos.

Todavia, nesse contexto, estão ainda as competências específicas de cada cargo ou atividade. Através delas é possível identificar nos ocupantes dos cargos o perfil mais adequado de colaborador para realização daquela atividade.

Mapear competências organizacionais, assim como mapear competências específicas, devem ser vistos na organização como uma premissa fundamental. Requer também, uma avaliação de perfil comportamental e avaliação de desempenho, tendo como referência, os indicadores de desempenho e metas esperadas, alinhadas ao conjunto de missão, visão e valores da organização.

Por fim, para complementar, deve-se estabelecer um plano de desenvolvimento individual (PDI), precedidos de um plano de carreira, como forma de atrair, manter e reter talentos dentro da organização. Profissionalizar a organização e seus colaboradores nada mais é que adotar uma filosofia de melhoria continua em todos os segmentos da empresa.

Nesse sentido adotar programas de desenvolvimento e aperfeiçoamento de competências é vital para manter o alto nível de desempenho das equipes. Investir em cursos, treinamento e formação, sejam presencias ou a distância auxiliam no aprimoramento profissional.

Veja abaixo algumas dicas referentes a cursos e treinamentos:
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Atividades típicas e áreas Privativas de atuação do Administrador

Neste post trataremos das atividades típicas e das áreas privativas de atuação do Administrador, além dos requisitos necessários ao exercício legal da profissão.

Regulamentação da profissão de Administrador

Foi através da Lei 4769/65 de 09/09/1965 que foi regulamentada e reconhecida a profissão do Administrador, onde se estabeleceu as atividades típicas da profissão.

Dentre elas: pareceres, relatórios, planos, projetos, arbitragens, laudos, assessoria em geral;

Direção superior, chefia intermediária;

Pesquisas, estudos, análise, interpretação, planejamento, implantação;

Coordenação e controle dos trabalhos nos campos da Administração, como administração e seleção de pessoal;

Organização e métodos, orçamentos, administração de material, administração financeira;

Administração mercadológica, administração de produção;

Relações industriais, bem como outros campos em que esses se desdobrem ou aos quais sejam conexos.

Áreas Privativas do Administrador

Estabeleceu-se ainda, a partir daí, as áreas privativas de atuação do Administrador, quais sejam:

  • Comércio Exterior
  • Financeira
  • Cooperativas
  • Hospitalar
  • Material e Logística
  • Mercadológica
  • Pessoal
  • Pública
  • Produção
  • Rural/ Agronegócios
  • Turismo e Hotelaria
  • Consultoria em Desenvolvimento Institucional e/ou Organizacional 
  • Consultoria e Serviços de Análise de Sistemas
  • Factoring
  • Gerência Administrativa
  • Gerência de Projetos
  • Holding (participação em outras sociedades)
  • Locação de mão-de-obra (conservação, limpeza, vigilância, segurança, etc.) 
  • Marketing 
  • Orçamento
  • Organização e Métodos e Programas de Trabalho
  • Perícia Judicial 
  • Planejamento Empresarial
  • Planejamento em Turismo
  • Previdência Privada
  • Processamento de Dados, Informática e Computação
  • Recrutamento, Seleção e Treinamento de Pessoal
  • Relações Industriais
  • Serviços de Segurança e Vigilância 
  • Serviços de Locação 
  • Trading Companies

Exercício irregular da profissão de Administrador

O exercício irregular da profissão pode implicar em penalidade, conforme disciplina o artigo 14 da referida Lei, sendo obrigatório o registro do diploma de Bacharel  no competente Conselho Regional de Administração.

Desse modo, cabe ressaltar, a simples conclusão e diplomação em curso de graduação e bacharelado em Administração não confere ao formando o direito de exercer a profissão. Portanto, está sujeito às penalidade previstas em Lei.

Nesse sentido, estabelece o artigo 15 que serão obrigatoriamente registrados nos CRAs as empresas, entidades e escritórios técnicos que explorem, sob qualquer forma, atividades de Administrador.

Dessa forma, faz-se necessário às empresas que explorem ou desenvolvam as atividades acima, possuirem Administradores devidamente registrados em seu quadro de pessoal.

Assim, deve-se procurar os Conselhos Regionais para a regularização da situação fiscal da empresa quanto as atribuições do Administrador.

PEC 108/2019

Por oportuno, registra-se que o governo do Presidente Jair Bolsonaro propôs a PEC 108. Por seu intermédio, entre outras coisas, a emenda pode levar à extinção dos conselhos profissionais. Em consequência, a filiação a essas entidades deve ser opcional, diferentemente da exigência atual.

Todavia, em um mercado cada vez mais competitivo e exigente, espera-se que os conselhos representativos de categorias profissionais sejam mais efetivos. A atuação meramente política, de fato, não favorece muito a carreria dos profissionais.

Além disso, investir em desenvolviment e aprimoramento de competências é que vai garantir mercado para atuação desses profissionais.

Desse modo, cabe a cada profissional buscar se posicionar no mercado em razão de sua competência profissional. Por fim, deseja que os profissionais possam contirbui efetivamente para a melhoria da vida das organizações.

 

 

A história da Xerox: a empresa que virou sinônimo de fotocópia. 

 

A história da xerox

A história da Xerox, a empresa que virou sinônimo de fotocópia, serve de exemplo para muitas empresas.

O exemplo se deve ao fato de que o mundo vive em constante evolução e as mudanças, a cada dia, acontecem mais rapidamente.

A história da Xerox tem dois começos. Como assim? Peraí que a gente explica.

A primeira parte começa em 1906, com a fundação da The Haloid Photographic Company em Rochester, Estados Unidos.

É a mesma cidade da Kodak e não é coincidência, já que ela se especializou em fabricar filmes e equipamentos fotográficos.

Só que a empresa era no máximo média e sobreviveu por pouco à Grande Depressão e a Segunda Guerra Mundial.

Agora vamos pra outubro de 1938, quando o físico e advogado Chester Carlson produz a primeira imagem xerográfica do mundo. A técnica também é chamada de eletrofotografia, e revolucionava até as fotos comuns. Isso porque ela permite que a gente copie uma foto, documento escrito ou ilustração sem ter que reproduzir o processo.

O segredo? Gravar uma mensagem usando um pó especial em uma folha de papel, tendo como base uma lâmina de vidro com desenho em tinta e uma chapa de zinco.

(Fonte: https://www.tecmundo.com.br/mercado/123586-historia-xerox-empresa-virou-sinonimo-fotocopia-video.htm)

Estar atento a essas mudanças e ter capacidade de adaptação a elas, exige constante aprimoramento e desenvolvimento de novas competências.

Como se prevenir?

Não é porque alguém mexeu no seu queijo que você vai ficar sem comer, certo?

Explore novas possibilidades, vislumbre novas tendências, atualize-se, reinvente-se.

Não se prenda a falsos valores ou preceitos, principalmente no mundo corporativo.

Pode ser que não esperem por você.

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