Leite condensado: o leitinho mais famoso do Brasil.

Leite condensado: o leitinho mais famoso do Brasil.

Quem durante a infância, ou mesmo na idade adulta, não esperou a vez de lamber a lata de leite condensado?

Hummm! Dá até água na boca só de lembrar. O leite condensado é um produto resultante da remoção parcial de água do leite, sendo frequentemente adicionado de açúcar.

Surgiu como resultado das experiências do francês Nicolas Appert em 1820, na pesquisa para esterilização e conservação de alimentos em embalagens herméticas.[1] Em 1828, o inventor francês Malbec aplicou o método de Appert ao leite fresco de vacas para criar o leite condensado. Esta nova forma de tratar o leite é expandida por toda a Europa. Em 1853, chega aos Estados Unidos pelas mãos de Gail Borden que patenteia o método em 1856.

Com a guerra civil americana, iniciada em 1861, o produto atinge grande sucesso comercial. Em 1880, o suíço J.B. Meyenberg, aprimorou o método de fabricação do leite condensado ao utilizar um sistema de esterilização em autoclave, que elevava o leite à temperatura de 120 °C, em um recipiente fechado sob alta pressão, e comercializava-o em latas. Em 1884, Meyenberg conseguiu patentear esse sistema e depois, em 1885, emigra para os Estados Unidos, promovendo a criação de fábricas de leite condensado.

O leite condensado, com ou sem açúcar e enlatado, foi muito apreciado no século XIX e início do século XX como alimento infantil, e no período anterior à Primeira Guerra Mundial, antes do advento da geladeira elétrica doméstica, como fonte alternativa ao leite fresco. Na década de 1940, devido à escassez de açúcar in natura, o leite condensado se populariza, principalmente ao servir de ingrediente para a confecção de sobremesas. (Fonte: Leite condensado – Wikipédia, a enciclopédia livre (wikipedia.org)).

Leite condensado no Brasil

No Brasil, a partir da instalação de uma fábrica da Nestlé, o produto foi ganhando o gosto do brasileiro e se tornou bastante popular, sobretudo, em razão de sua embalagem inconfundível.

Hoje existem diversas marcas no mercado e diversas também são as possibilidades de uso do produto, desde um doce de leite saboroso, mediante a fervura do produto ainda na lata em banho maria, até as deliciosas sobremesas.

Apreciar o produto em saladas, bolos, doces, pudins é uma deliciosa tentação.

Contudo, o produto acabou sendo envolvido numa polêmica apresentada sob a forma de escândalo político, em razão de uma milionária compra do produto. A situação acabou rendendo um enorme cardápio de críticas, memes, defesas, justificativas e muito comentário nas redes sociais.

Enfim, apesar da propaganda negativa, o saldo pode ser positivo para os fabricantes do produto, em razão das publicidades gratuitas relacionadas ao fato. Aguardemos as repercussões.