10 dicas para começar bem 2021.

10 dicas para começar bem 2021.

2021 chegou. Ano novo, vida nova, certo? Nem sempre. Depende do que foi feito no ano anterior em relação às metas estabelecidas. Sempre há dicas de especialistas, astrólogos, videntes, gurus, coaches quando um novo ano se aproxima. A questão é, seguir ou não seguir as recomendações ou sugestões.

Um dos grandes problemas para não conseguirmos cumprir algumas de nossas metas está no fato de sempre deixarmos alguma por fazer referente ao ano interior. A nossa vida é feita de ciclos, que uma vez aberto, seguem determinado percurso até que haja o seu fechamento.

No entanto, quando procrastinamos em alguma tomada de decisão, o ciclo não se fecha e temos que conviver com ele durante um novo período e gastar bastante energia com o que ficou para trás.

Nesse sentido, é sempre bom refletir sobre o que fazer para encerrar ciclos. Seguem algumas dicas:

  1. Estabeleça prazo para as metas: sendo a vida formada por ciclos, o simples fato de estabelecer metas não resolve. Dê nome “aos bois” e estabeleça um prazo final, dentro do ano corrente.
  2. Não se apegue a metas não alcançadas: Caso não consiga obter o resultado desejado, pense na hipótese de abandoná-la por algum tempo ou descartar de vez. Afinal, você teve um ano inteiro para atingir e não teve êxito. Isso vale inclusive para relacionamentos.
  3. Não confunda metas com desejos ou sonhos: Metas podem e devem ser quantificáveis. Desejos ou sonhos são sensações abstratas e, portanto, variam de intensidade, dia após dia.
  4. Mantenha o foco: Foco está relacionado a precisão, disciplina, equilíbrio e concentração. Qualquer vacilo, pode atrapalhar.
  5. Celebre as conquistas: Cada meta alcançada deve ser comemorada, seja de modo intenso, ou meramente moderada, mas procure sempre valorizar cada etapa conquistada.
  6. Peça ajuda: Mesmo numa prova de concurso, uma pequena dúvida sobre regras ou enunciados, pode atrapalhar a resolução de uma questão. Em questões da vida também é assim. Peça ajuda, caso tenha alguma dificuldade para prosseguir.
  7. Não dê ouvido a críticas: Sempre aprendemos com os erros. Pode ser que você esteja fazendo algo errado. Porém, parar e tentar assimilar as críticas pode desviar o seu foco e a sua atenção.
  8. Saiba tolerar erros: Só não erra quem não faz. Avalie se há tempo hábil para corrigir a falha. Dependendo da gravidade do erro, talvez seja melhor não prosseguir.
  9. Não lamente por aquilo que não fez: Não adianta chorar o leite derramado. Bola pra frente. Recomece!
  10. Seja o seu melhor juiz: Não espere que alguém venha julgar suas atitudes ou comportamentos. Faça isso você mesmo. Quando eles vierem para te julgar, nada será novidade.

Se conselho fosse bom, a gente venderia. Dicas não são conselhos. São caminhos, orientações ou perspectivas a serem avaliadas e adaptadas à realidade de cada um. Afinal, se 2020 foi um ano difícil para todos nós, 2021 precisa ser diferente.

Enfim, o propósito aqui não foi lançar nenhuma receita de bolo, mas, sim, ampliar as perspectivas de cada pessoa para as ações do ano que chegou. feliz 2021!