Franquias: uma opção rentável para quem deseja empreender.
Certamente em algum momento de sua vida, por algum motivo qualquer já passou pela sua cabeça a ideia de ter seu próprio negócio, certo?
Sim, isso faz parte dos sonhos de muitos brasileiros que sonham em ser empreendedores, sonham em deixar de serem empregados para erem patrões.
Todavia, a falta de capital, dificuldades de obtenção de financiamento, burocracia e até mesmo o total desconhecimento sobre como desenvolver seu próprio modelo de negócio e, de alguma forma, se destacar no mercado.
Uma opção interessante para quem deseja empreender, se tornar conhecido no mercado e atrair clientes em pouco tempo é através da compra de uma franquia. Mas, o que é uma franquia e como isso funciona?
Franquias: entenda esse tipo de negócio
No Brasil, a abertura de franquias cresceu 127% nos últimos dez anos, o que se deve ao fato desta modalidade de negócio ter se democratizado bastante, uma vez que comporta empresas que atuam em diferentes segmentos, as quais vão desde o ramo alimentício até o de prestação de serviços. O país conta com mais de 220 mil franquias que faturam em torno de um bilhão por dia. Apenas no estado de São Paulo estima-se que a cada hora são abertas duas unidades de franquia.
Basicamente, as franquias são empresas que disponibilizam a sua marca e estrutura para que os empresários interessados possam desenvolver a atividade em uma determinada cidade.
Para ter direito a trabalhar com a marca de uma empresa franqueadora é necessário pagar uma quantia específica para a aquisição e arcar com uma mensalidade, que depende dos níveis de faturamento que é possível obter com a unidade franqueada. Todas as questões de valores, além de direitos e deveres, tanto do franqueado quanto do franqueador, são estipulados em um contrato.
Vantagens de adquirir uma franquia
Uma das principais vantagens de abrir uma franquia é o fato de ser um negócio com menos riscos. Afinal, são negócios que já estão estabelecidos no mercado. Os negócios são planejados, com modo de operação um público-alvo definido.
Ao contrário dos empreendimentos comuns, as franquias têm um retorno financeiro muito rápido.
As franquias são opções lucrativas de negócio, pois os franqueados trabalham com uma marca que é facilmente reconhecida pelos clientes.
Outra vantagem de ser um franqueado é poder adquirir melhores contratos com os fornecedores, pois as franquias podem comprar os suprimentos em uma quantidade maior, recebendo descontos.
Algumas desvantagens
Pouca flexibilidade
Nos sistemas de franquia formatada, os controles sobre as operações do franqueado são constantes e permanentes.
Risco de ocorrência de falhas no sistema
Ao selecionar uma rede de franquias com um sistema problemático, o franqueado pode fazer mau negócio acarretando problemas operacionais no futuro.
Localização forçada
Apesar da possibilidade do franqueado de dar sugestões de locais apropriados para a instalação do ponto de venda, o fato do franqueador ter a responsabilidade final pela localização faz com que ele, na maioria dos casos, a determine.
Muitas vezes, mesmo se o franqueado possuir um bom imóvel para a sua instalação, o estudo feito para localização da unidade franqueada pode indicar que o local não é apropriado para o negócio.
Desenvolver novas competências para novos negócios
Seja para o caso de adquirir uma franquia ou de montar seu próprio negócio torna-se bastante importante o desenvolvimento de novas competências.
Investir em capacitação e aprimoramento é a melhor maneira de se garantir a empregabilidade e, nesse sentido, deve-se ter a noção de que o investimento na carreira de gestores e colaboradores é fundamental para o sucesso de qualquer negócio.
Saiba mais:
Franquia: vantagens e desvantagens
Leia também:
Franquias – Tudo O Que Você Precisa Saber
Perfil do líder do futuro. O que deve mudar na gestão de pessoas?