Mês: agosto 2022

Carro elétrico ou energia limpa?

Carro elétrico para substituir o carro a gasolina a partir de 2035 em países da Europa. Essa foi a decisão do Parlamento Europeu, recentemente divulgada em postagens da internet e mídia em geral.

A decisão, segue uma tendência já apontada pela indústria automobilística que promete encerrar a produção e venda de carros a gasolina para os próximos cinco anos.

Redução de poluentes

A ideia com essa aprovação prevê a redução de 100% da emissão de gases poluentes produzidas por carros até 2035. o que em termos ambientais representa uma grande vitória.

Contudo, tal decisão implica em uma série de consequências que parecem não estar sendo previstas em relação a essa medida, inclusive, no aspecto da redução da poluição.

A questão decorre da utilização da matriz energética da Europa que em sua maior parte provém de termoelétricas, matriz altamente danosa para o meio ambiente.

Um outro ponto que pode ser impactante se relaciona a postos de trabalho ligados à produção da indústria automobilística, que teriam seus processos altamente modificados, com possibilidade de redução de postos de trabalho.

Carro elétrico no Brasil

No Brasil, o Senado estabeleceu essa mesma meta para 2030 e nesse aspecto, poderíamos levar vantagem desde que houvesse vontade política para tal, uma vez que dispomos de uma das matrizes energéticas mais limpas do mundo, a hidroelétrica, sem contar a energia solar de nosso país tropical de sol o ano inteiro e a energia eólica.

Basta imaginar que o país poderia ser vanguardista na produção de veículos elétricos, à base de energia 100% limpa. Para tanto, deveríamos aprimorar o nosso desenvolvimento tecnológico e não focar somente na comerccialização de commodities.

O carro elétrico por si só não representa avanço

Há uma série de questões que precisam ser ponderadas em razão da necessidade de eliminar o uso de combustível fóssil, mas, antes disso, torna-se prudente o investimento em produção de fontes de energia limpa e renovável e nesse quesito, apesar de tudo, estamos na frente dos europeus.

Acompanhe os posts do blog deste site.