Dia: 8 de julho de 2021

Competências sócio emocionais: habilidades humanas na tecnologia.

No mundo empresarial, competências individuais e organizacionais são a base para o desenvolvimento e aprimoramento de equipes. Dentre elas destacam-se as habilidades humanas.

O conjunto formado por conhecimento, habilidades e atitudes, o famoso CHA serve como instrumento para avaliar desempenhos, sendo as habilidades humanas aquelas ligadas a comportamentos e atitudes.

Assim, diante de um mundo cada vez mais tecnológico e com mudanças acontecendo em uma velocidade frenética, conexão e ambientação a esse tipo de perfil ligado a inovações tecnológica, abre perspectivas para uma nova visão de competências específicas.

Absolutamente todos os segmentos da sociedade têm passado por transformações importantes, e com o mercado de trabalho não é diferente. A princípio, temas como competências sócio emocionais se tornam prioridades.

Na era da tecnologia e da informação, engana-se quem ainda acredita que o caminho para ser um excelente profissional é dominar apenas os conhecimentos técnicos e operacionais. Já faz um tempo que o mercado vem nos exigindo bem mais do que isso.

É claro que, saber a técnica e o funcionamento prático das operações, no contexto organizacional, continua sendo relevante. No entanto, em tempos de Machine Learning, competências e habilidades comportamentais, inerentes ao ser humano, tem ocupado cada vez mais o topo do checklist de características avaliadas por recrutadores e profissionais de seleção, ao redor do mundo.

Nesse sentido, importa perceber os efeitos positivos de competências tidas como sócio emocionais, ou seja, aquelas inerentes a atitudes de indivíduos caracterizadas por comportamentos dessa natureza.

Mantenha-se informado, desenvolva e aprimore suas competências através dos posts deste blog. Visite o site para mais informações.

Saiba mais: B2W Summit » As competências sócio emocionais e as habilidades de um futuro que já chegou